Vasco

Vasco

terça-feira, 22 de junho de 2021

HISTORI&LENDAS DE 9 BALANÇADELAS

 29 de agosto de 1920 - Vasco da Gama 5 x 0 River - jogo tardesino e dominguino, no estádio da Rua Campos Salles, marcando o último confronto entre vascaínos e riverenses. Com sete vitórias cruzmaltinas e um empate, tais prélios foram iniciados em 9 de setembro de 1917, no estádio da Figueira de Mello, em 1 x 0 para a Turma da Colina, com  Medina (2), Negrito, Antonico e Aristides Esquerdinha no filó. Valeu pelo segundo turno do Estadual da Segunda Divisão e a rapaziada bateniente  chamava-se: Nélson, Carlos Cruz e Palomone; Barreira, Palhares e Quintanilha; Leão, Antonico, Medina, Esquerdinha e Negrito.   

29 de agosto de 1948 - Vasco da Gama 3 x 2 Canto do Rio -  pega dominicl  do Campeonato Carioca, com Ademir Menezes (2) e Edésio (contra) deixando dois pontos (critério da época) para a Turma da Colina, no Estádio Caio Martins, em Niterói. Time da vez: Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e Alfredo; Djalma, Ademir Menezes, Dimas, Tuta e Chico, comandados por Flávio Costa.

            Tostão reproduzido de Helder Floret on Twitter 

29 de julho de 1972 – Vasco da Gama 1 x 0 São Cristóvão – dia do primeiro gol de Tostão com a camisa vascaína.  Maior artilheiro da história do Cruzeiro-MG (245 gols), custara R$ 3,5 milhões de cruzeiros ao Almirante, preço recorde na época e havia estreado nos 2 x 2 Flamengo, em 7 de maio, pelo mesmo Estadual. O tento diante do Santo foi um dos seis que marcou em 45 jogos vascaínos. Valeu  pela primeira rodada do terceiro turno do Campeonato Carioca, em um sábado, no Maracanã. O último saiu em 27 de fevereiro de 1973, amistosamente, contra o hermano Argentino Juniors. Pouco depois, ele voltou a Houston-EUA, para ser examinado pelo médico Roberto Abdalla Moura, que operara o seu olho esquerdo, o que sofrera um deslocamento de retina, em 1969. Recomendado a parar com o futebol, teve o seu contrato cancelado, em 17 de maio de 1974, gerando uma briga jurídica, assunto para uma outra matéria. Treinada por Mário Travaglini, a sua turma do jogo contra o São Cricri foi: Andrada; Paulo César, Miguel, Moisés e Eberval; Alcir e Buglê (Suingue); Jorginho Carvoeiro, Tostão (Jaílson) Silva)e Ademir. O jogo foi rodada dupla, com Flamengo x Bonsucesso, depois.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário