Vasco

Vasco

terça-feira, 3 de maio de 2022

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - PRIMEIRA VEZ

 Hoje é Dia do Sol, estrela de 4,5 bilhões de temporadas, sem ser de nenhuma constelação. Está a 150 milhões de quilômetros da Terra atinge temperaturas entre 6 mil e 15 milhões de graus Celsius. No dia do "astro rei", o Club de Regatas Vasco da Gama estreou no futebol, se queimando diante do Paladino, por 1 x 10.   

Em 3 de maio de 1916, quando a rapaziada disptou o seu primeiro "match", alinhando: Antônio Azevedo, Frederico Sinselveker e Álvaro Sampaio; Vitorino Rezende, Antônio Barreto e e Augusto de Azevedo; Adão Antônio Bandão, Oscar Guimarães, Mário Morais, Joaquim de Oliveira e Manuel de Oliveira. O único tento foi marcado por  Adão, quando o Paladino já mandava 8 x 0.  
O Vasco da Gama foi parar no futebol desse jeito:  o Centro Esportivo Português desistiu do balípodo e o Lusitânia decidiu mudar os seus estatutos (só aceitava portugueses) e fundiu-se com o Vasco da Gama, que praticava o remo. Quanto a Adão Antônio Brandão, este entrou para a história vascaína por não gostar da história das letras. Não queria nada com os estudos. Por castigo, o seu pai o despachou para o Brasil, onde ele preferiu gastar o tempo praticando atletismo, remo, natação e “water pólo”. E, é claro, também sendo um “footballer”, o que o foi, até 1933, quando o “ludopédio” tornou-se profissional no Rio de Janeiro.
Pela década-1950, Adão gravou um depoimento sobre o ocorrido no 3 de maio de 1916. Foi assim: "Campo do Botafogo. Adversário, Paladino Football Club. Isto é, na terceira divisão, já. Escore: 10 a 1. A minha posição, ponta-direita. E note-se, não era para acontecer um revés tão grande. A verdade é que nosso adversário era melhor, mas não tanto a ponto de arrasar. Mas assim mesmo, ainda consegui salvar a honra do clube. Mas o pior estava reservado para depois, quando chegamos ao clube, na Praia de Santa Luzia. Lá estava a Turma da Praia(sócios ligados ao remo que não gostaram da adesão ao futebol).  Foi um desastre. Não soubemos perder. Mimosearam-nos com laranjas, etc." (Foto reproduzida de www.crvascodagama.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário