Vasco

Vasco

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

TRAGÉDIAS DA COLINA - HINO VASCAÍNO

O hino que homenageia o Vasco da Gama, que a rapaziada toca e canta sempre, não é o oficial. De autoria do compositor Lamartine Babo, caiu no gosto da galera e emplacou..
O hino oficial foi composto por Joaquim Barros Ferreira da Silva e começo pavoroso: "Clangoroso apregoa, altaneiro/O clarim estridente da fama/ Que dos clubes do Rio de Janeiro/ O invencível é o Vasco da Gama".
Cá pra nós: o "hino pirata" do Lamartine é muito mais da hora, mais simpático, mais melodioso, mais vibrante, não é mesmo? Ou você jamais ouviu o oficial?
 O dito cujo começa com "clangoroso", palavra que você tem que ir ao dicionário, pra saber do significado. Nem se usa mais. Sem falar que é mentiroso. Chama o Vasco de "invencível", e nenhum time jamais o foi. Também, há uma estrofe dizendo: "Sobre os peitos leais, vascaínos/Brilha a cruz gloriosa de Malta".
 Na verde, a cruz usada pelo clube é a da Ordem de Cristo, que o Rei de Portugal, Don Diniz, mandava colocar nas caravelas para exaltar a fé cristã.
A Ordem de Cristo foi uma espécie de ajambração da Ordem dos Templários. Portanto, o hino lamartiniano fica sendo o verdadeiro aos ouvidos da galera.
OBS: Esta imagem do português vascaíno, bigodudo e de chinelos, foi  feita por Geniu´s Atelier Gráfico Ltda, que prestava serviços ao Club de Regatas Vasco da Gama. Não consta o nome do artista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário