Vasco

Vasco

sábado, 31 de julho de 2021

HISTORILENDAS DO QUINTAL DO VIZINHO

 Assar cinco acarajés dentro de estádio construído por bainao foi uma das experiências testadas pelo Almirante, durante Século 20, em pugnas da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Leia o que assucedeu:  

11 de maio de  1978 – Vasco da Gama 5 X 0 Sergipe – chapuletada quinta-feirana, na casa do adversário, em Aracaju, no  Estádio Lourival Baptista, construído e homenageando um baiano invocado pelos ditadores militares (1964 a 1985) para governar as suas vizinhanças. Paulinho Massariol (2), Ramón Pernambucano (2)  e Orlando Lelé deixaram os anfitriões lelé da cuca. O pelotão de fuzilamento do treinador Orlando Fantoni foi formado por: Mazaropi; Orlando Lelé, Geraldo (Marcelo), Gaúcho e Marco Antônio; Zé Mário, Helinho e Zanatta; Ramon (Paulo César), Paulinho Masasriol e Alcides, que golearam  diante de 6.642 pagantes, valendo pelo Brasileirão.

20.02.1997 0 Vasco da  Gama 5 x 3 Sergipe – jogo da Copa do Brasil no mesmo Estádio Lourival Batista e em uma outra quinta-feira, na presnça de 7.743 pagantes. Mauricinho (2), Ramón Pernambucano (2) e Almir executaram os alvirrubros sergipanos, dirigidos pelo delegado (antiga profissão) or Antôno Lopes, que pediu sangue nos olhos a: Carlos Germano; Pimentel, Nélson, João Luís e Felipe; Fabrício Eduardo (Luisinho); Cristiano e Juninho (George); Ramón Pernambucano, Mauricinho e Almir (Pedrinho).

DETALHE-1: fazedor de gol nos vascaínos 5 x 3 sergipanos, o gaúcho Almir de Sozua Fraga, nascido no 26 de março de 1969, em Porto Alegre, foi revelado pelo Grêmio-RS. Subiu legal, no entanto,  com a camisa do Santos e chegou à Seleção Brasileira, ganhadora da Copa América-1993. Atacante muito rápido e que sabia trabalhar a maricota, coisa rara em ponteiros da década-1990, o sucesso o levou a morder uma boa graninha  no Japão, de onde o São Paulo o repatriou. Em 1997, foi a vez de o Vasco da Gama requisitar o seu futebol. Mas ele não deu muito certo na Colina e, após 15 jogos e dois gols, foi dispensado, antes mesmo do final do Estadual-RJ. Depois, virou um cigano da bola.      MORAL DA HISTÓRIA: ganhou a grana dos japinhas e furou a bola dos vascaínos.  

DETALHE-2: Lourival Baptista (foto) nasceu na baiana Entre Rios e viveu por 97 temproadas, entre 1915 e 2013. Graduou-se, em Medicina, pela Universidade Federal da Bahial, e foi fazer a vida, em Sergipe, onde tornou-se, a partir d 1947, deputado estadual, prefeito (de São Crstóvão), deputado federal, governador (1967 a 19712) e senador. Em 1970, com a Fonte Nova em obras, em Salvador, o governador Lourival Batista, como bom baiano, colocou o Batistão à disposição do glorioso Triocolor de Aço, o Esporte Clube Bahia que, assim, fora de casa, mandou as suas refregas do Campeonato Brasileiro.  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário