Vasco

Vasco

domingo, 5 de fevereiro de 2017

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - MARISA LETÍCIA, PRIMEIRA DAMA-2003/11

Lula e Marisa, nos velhos tempos de fundadores do PT, em foto
reproduzida de www.tijolaco.com.br
Nascida em São Bernardo do Campo-SP, em 7 de abril de 1950, Marisa Letícia Lula da Silva – antes, Marisa Letícia Rocco Casa – foi uma primeira-dama discreta do presidente Luís Inácio Lula da Silva. 
A vida nunca foi fácil para ela. Como os seus pais – Antônio João Casa e Regina Rocco – tinham 12 filhos para criar, ela começou a trabalhar, aos nove anos de idade, como babá. A partir dos 14, empregou-se como embaladora de bombons na fábrica da Dulcora, em São Bernardo. Por isso, só estudou até a sétima série.
Marisa casou-se, com o taxista Marcos Cláudio da Silva, quanto estava com 19. Três meses depois, grávida de Marcos, o filho dessa relação, ficou viúva. Seu marido foi assaltado e assassinado. Em 1973, conheceu Lula, quando foi ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, pedir um documento para levar ao INPS (atual INSS) e, com aquilo, solicitar pensão  por viuvez.  Casaram-se, após sete meses de namoro, e tiveram três filhos. Apoiou Lula durante toda a trajetória política dele, a começar pelos tempos sindicais. Costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores-PT e, quando Lula foi preso, durante greves no ABC, entre o final da década-1970 e os inícios de 1980, ela liderou uma marcha pela libertação dele.
Como primeira-dama, Marisa Letícia, por dois mantados de Lula (2003 a 2011), não liderou projetos sociais, como antecessoras, preferindo que só o presidente aparecesse. No governo Fernando Henrique, por exemplo, a intelectual e socióloga Ruth Cardoso comandou o projeto Comunidade Solidária, que valeu-lhe muitos holofotes. Mas Marisa era presença garantida durante as campanhas presidenciais de Lula, em comícios,  passeatas, tudo o mais que acontecesses. 
Para petistas mais chegados, Marisa era mulher geniosa e não tolerava ser fotografada fumando. Foi ela quem teve a ideia de plantar um canteiro com sálvias vermelhasm formando a estrela petista, no gramado do Palácio da Alvorada. No ano passado, a Justiça aceitou denúncia do Ministério Público Federal, contra ela e Lula, no caso de um apartamento em Guarujá, no litoral paulista, tornando-a em processo da "Operação Lava Jato.
Foto reproduzida do arquivo de www.jreisdopt.blogspot.com.br
Maria Letícia havia sofrido um aneurisma cerebral, em 2007, mas os médicos não viram necessidade de cirurgia. Este mesmo problema deixou-a sem atividade cerebral na manhã do dia 2 deste fevereiro,  constatado por doopler transcraniano. Esta estava, desde 24 de janeiro, internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês, com AVC hemorrágico. Ela foi acompanhada por equipe coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stavale e José Guilherme Caldas, que confirmaram o fim da sua existência física, de 66 anos de vida, às 18h57 deste 3 de fevereiro. Seu corpo foi cremado neste sábado 4 de fevereiro .
O presidente Michel Temer-PMDB, que visitou Lula, na quinta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, por nota oficial, prestou solidariedade à família do ex-presidente e decretou luto oficial, em todo o país, por três dias, publicado em edição extra do Diário Oficial da União de 3 deste fevereiro. Marisa foi uma grande parceira de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário