Vasco

Vasco

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

CLUBE DOS ESQUECIDOS - ZÉ MARIA

  Zico, o maior ídolo da história do Flamengo, foi vascaíno por 45 minutos; Garrincha, o mais amado pela galera do Botafogo, por 90; Zizinho, o maior craque brasileiro pré-Pelé, por 180, e Pelé, o “Rei do Futebol”, por 360. Quem esteve também vascaíno, e poucos sabem, foi um dos maiores ídolos da nação corintiana, o lateral-direito Zé Maria.
 Na época, José Maria Rodrigues Alves pertencia à Portuguesa de Desportos e ainda não tinha a fama que valeu-lhe, no Parque São Jorge, o apelido de “Super Zé”. O Vasco o teve durante a Taça Guanabara-1968 e a sua vascaínagem durou apenas 180 minutos, o tempo dos jogos contra o Bonsucesso e o Flamengo.
Imagem reproduzida de álbum de figurinhas
Pode-se dizer que ele foi quebrar um galho para o “Almirante”, que precisava, urgente, de um lateral-direito, pois os especialistas da posição – Ferreira, Jorge Luís e Ari – ficaram contundidos ao mesmo tempo.
O treinador Paulinho de Almeida lembrou-se do garoto convocado para a reserva de Carlos Alberto Torres e que entrara em alguns jogos da recente excursão da Seleção Brasileira à Europa, México e Paraguai, atuando muito bem.
A  “Lusa do Canindé”, no entanto,  não deixou o “có-irmão lusitano” se animar muito. Avisou que precisava do seu jogador para o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, também chamado Taça de Prata.
 Zé Maria nasceu em Botucatu-SP, em 18 de maio de 1949. Filho de Durvalino Rodrigues Alves  e de Maria dos Santos Alves, jogava usando chuteiras-41, pesando 72 quilos, condizentes com seu 1m75cm de altura – 85cm de cintura. Ele sentiu-se em casa, em São Januário, por conviver com o clima “lusitano” em que vivia em São Paulo. Deixou saudadas na torcida pelas duas partidas disputadas n Maracanã:
03.08.1968  - Vasco 1 x 1 Bonsucesso, com arbitragem de Luís Carlos Félix e público de 9.427 pagantes. Vasco do dia: Pedro Paulo (Errea); Zé Maria, Brito, Moacir e Eberval; Buglê, Alcir e Danilo Menezes; Nado, Nei e Raimundinho (Silvinho).
08.08.1968 – Vasco 0 x 1 Flamengo, apitado por Armando Marques e assistido por 86.102 pagantes, 21.400 menores 5.415 caronas. O time: Pedro Paulo; Zé Maria, Brito (Moacir), Ananias e Eberval; Buglê (Paulo Mata), Alcir e Danilo Menezes; Nado, Nei e Silvinho.

 

 

 

 

                          


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário