Vasco

Vasco

terça-feira, 6 de novembro de 2018

HISTORI&LENDAS DA COLINA - RIVALAÇOS

A rivalidade entre Vasco e Flamengo é tão grande, que os dois estão empatados até no "campeonato de sacanagem". Não conhece esta, vasconauta? O seguinte é o seguinte: em 25 de novembro de 1934, os dois deveriam se pegar, pelo Torneio Extra de Profissionais, promovido pela Liga Carioca de Futebol. Só que os vascaínos andavam muito "pê da vida" com os rubro-negros, por causa de uma briga em uma disputa no remo. E arrumaram uma encrenca inédito no futebol mundial. O Vasco, que tem sede, treina e manda os seus jogos em São Januário, não compareceu à sua própria casa, para encarar o Flamengo, que estava lá. Levou W x O, sem discussão. Mas não deixou nada no barato. Mandou a Liga pro "país que pudesse" e aderiu à Federação Metropolitana de Desportos – Flamengo WO 1 x 0 Vasco.
Já que havia anotado no caderninho um não comparecimento ao gramado, diante do seu maior rival, o Vasco partiu para a segunda "sacanagem explícita" contra quem marcou a partida. Daquela vez, no entanto – 14 de agosto de 1952 –,  o Flamengo, também, não apareceu. Como os dois clubes não viam influencia nenhuma na classificação do Torneio Rio-São Paulo, não se interessaram pela disputa da Taça Armando Arruda Pereira, incluída na terceira rodada do Torneio Rio-São Paulo – WO para os dois, ou Fla 1 WO x 2 Vasco.
Veio 1998. O Vasco comemorava o seu centenário. Campeão brasileiro na temporada anterior, tinha o time a ser batido. Como, no primeiro semestre, teria compromissos pela Taça Libertadores, Copa do Brasil e o Estadual-RJ, os rivais Flamengo, Fluminense e Botafogo esperavam vê-lo caindo pelas tabelas, de cansaço. Para se defender contra a fadiga, o Vasco conseguia remarcar os seus jogos, do Estadual, junto à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
Injuriados, os três concorrentes partiram para o boicote, em revide às remarcações vascaínas. Primeiramente, o Botafogo não deu as caras, no Maracanã, em 10 de maio, levando W x O. Três dias depois, a dupla Fla-Flu fez o mesmo, no clássico marcado para Moça Bonita. No dia 14, beneficiado pelos pontos perdidos pelos dois rivais, o Vasco venceu o Bangu, no mesmo estádio, e  garantiu o titulo estadual do RJ, por antecipação. Pra completar as sacanagens, no domingo, 18 de maio, o Flamengo não pintou, no Maracanã, para não colocar-lhe as faixas de campeão nos vascaínos. E levou W x O. E ficou tudo igual – Vasco WO 2 x 2 Flamengo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário