Vasco

Vasco

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

TRAGÉDIAS DA COLINA - PATÉTICA

Em 1942, quando ainda escrevia “football” a edição de Nº 233 da revista semanal carioca “Esporte Ilustrado” publicou a foto que você vê  e contou no texto da matéria  que América, Botafogo, Flamengo e Fluminense sonhavam levar Lelé, Isaías e Jair, os atros do Madureira. Acrescenta que, em 1939, eles estiveram “com um pé em São Januário; em 40, quase tornaram-se tricolores, e, em  1941, quase rubro-negros e quase alvinegros. Não mudaram de camisa devido desacertos financeiros entre cartolas".
 Ainda bem que o trio que ficou conhecido por “Os Três Patetas” - brincadeira alusiva a três feras do cinema norte-americano - trocou o “Tricolor Suburbano” pela Colina.
 Segundo comentou-se, na época, por pressões do presidente da Repúblcia, Getúlio Vargas, que teria dado uma prensa no bicheiro que comandava o “Madura”.
  Se foi verdade, a torcida cruzmaltina deveria ter agradecido, e muito, ao “home”,  pois os três rapazes eram um terror para qualquer defesa. Mas, quais motivos teria Getúlio para ajudar à “Turma da Colina”?
 Pois bem!  O glorioso gaúcho fizera a Revolução de 1930, que derrubara o presidente Washington Luís, tendo por um dos parceiros de lutas Oswaldo Aranha, irmão de Cyro Aranha, que foi presidente cruzmaltino. Tempos depois, o sobrinho preferido dele, Vargas Neto, o aproximou da moçada de São Januário, e o restante da história é muito conhecida, pois sim? Pois é! Getúlio usou bastante a casa vascaína para fazer a propaganda do seu governo e comparecia até em feste junina da rapaziada. Era um líder populista.
Uma das grandes “Tragédias da Colina” foi provocada, por sinal, pelo Madureira dos “Três Patetas”, mandando uma impiedosa goleada sobre o Vasco da Gama, há 76 temporadas, com quatro gols de Isaías, que deixou parentesco com o meia Léo Lima, aquele que fez um passe de letra, para Souza marcar um gol contra o Fluminense, lembra-se? .
Durante aquele estrago, o Vasco levou 0 x 2 no primeiro tempo. Anote: 14 .04.1942. Vasco 1 x 5 Madureira. Estádio: da Rua Campos Sales. Juiz: Mário Vianna. Público: não divulgado. Renda: 23.310$100 contos de reis, a moeda que vigorava, até Getúlio Vargas trocá-la pelo cruzeiro. Gols: Isaías (4), Waldemar e Ruy (Vsc). Os dois times atuavam assim: VASCO DA GAMA:  Wálter, Florindo e Oswaldo; Figliola, Noronha e Argemiro; Alfredo, Ademir Menezes, Villadoniga, Ruy e Orlando. MADUREIRA:  Alfredo, Jahu e Rubens;  Octacílio, Odilon  e Esteves; Jorge, Waldemar, Isaías, Jair e Murilo.    

COMENTÁRIO DO KIKE: Naquele Estadual, o Vasco perdeu para mais dois “pequenos”, vexaminosamente: 0 x 4 São Cristóvão e 2 x 3 Bonsucesso. De sua parte, o Madureira e Isaías, no dia 10 de maio, aprontaram mais um feito impressionante: o atacante marcou três gols e o clube foi  aos 6 x 6 Bonsucesso, no maior placar dos empates da história do Campeonato Carioca.  Valeu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário