Vasco

Vasco

sexta-feira, 10 de maio de 2019

HISTORI & LENDAS - QUINTETOFLU


1 - Vasco 5 X 1 Fluminense foi a segunda vitória sobre os tricolores nos 4 de setembro – a primeira, em 1930, amistosamente, por 4 x 1, com Carlos Paes (2), Mário Mattos e Sant´Anna comparecendo à rede. O "quinteto" no filó valeu pelo Campeonato Carioca-1932, com Orlando sendo o nome do dia, marcando três tentos. Bahianinho e Pingo completaram o farra da devolução do mesmo placar do 22 de novembro de 1925, pelo Estadual, quando os vascaínos disputavam a quarta temporada na elite. Além dos citados 4 x 1 e 5 x 1, o Vasco já havia goleado o Flu, em outras duas oportunidades, consecutivas. Coincidentemente, em uma data de mesmo número: 9 de setembro de 1930, amistosamente, por 4 x 1, e em 9 de dezembro de 1930, por 6 x 0, pelo Cariocão. Este foi o maior pancadão cruzmaltino sobre os tricolores.    
 
2 - Em 22 de outubro de 1950, os laterais vascaínos Augusto da Costa e Jorge Sacramento entraram em campo para enfrentar o Canto do Rio, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca. Como os dois aniversariavam, presentearam-se, com um "esmagante" Vasco 7 x 0, em um domingo, em São Januário. O treinador era Flávio Costa e esta a turma do dia: Barbosa, Augusto e Wilson: Ely, Danilo e Jorge; Tesourinha, Maneca, Ademir, Jansen e Dejair – Maneca, Ademir (2),Djayr (2), Jansem e Tesourinha foram os goleadores. 
Augusto da Costa pintou no pedaço, em 22 de outubro de 1920, e Jorge Dias Sacramento, em 1927.   
 
3 - Você já viu o calmo, gente fina Roberto Dinamite de pavio curto? Nem queira. É duro deixa  praia, em um domingão de sol legal e aquela cervejinha carioquíssimas, no 4-2-4, com pontas abertos e meio-de-campo apoiando o ataque. Mas, no 1º e outubro de 1982, quem fez este sacrifício "viu-lo" explodir três bananas na rede, em VASCO 5 X 0 PORTUGUESA-RJ. Valeu pelo Estadual-RJ e Ernani e Márcio (contra) completaram o sacode, perante 6.986 pagantes. O "Delegado" Antônio Lopes era o chefe e seu batalhão pegava e batia, com estes impiedosos soldados: Mazaropi; Rosemiro, Nei, Serginho e Pedrinho; Dudu, Celso e Serginho; Pedrinho Gaúcho, Ernani, Roberto Dinamite e Marquinho.
DETALHE: de sacanagem, um torcedor disse (saiu nessas colunas de caçoadas de jornal): "É duro ir ao estádio, pegar um sol de rachar e ficar de frente pra Rosemiro, o sujeitos mais feio deste planeta. Com ele em campo, não levou filho a jogo do Vasco, pra não ficar com medo e torcer contra".   
  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário