Vasco

Vasco

quinta-feira, 9 de maio de 2019

HISSTORI & LENDAS - ADEMIRAÇOS

1 - O meia Ademir, do time campeão brasileiro-1974, já não está mais neste planeta. Desde 2001, o seu novo endereço é o "Céuazul", por cima de São Januário. Ademir, no entanto, não foi cria do "Almirante". Surgiu nos juvenis do  Santos e passou pelo Paulista, de Jundiaí, antes de desembarcar na Colina. De início, em 1966, era apoiador  e jogava no mesmo time de Zoca, o irmão de Pelé. O glorioso Ademir abriu o caminho para o título vascaíno do 1º de agosto de 1974, aos 14 minutos do primeiro tempo - o jogo terminou Vasco 2 x 1 Cruzeiro - tendo estado ele nesta formação que valeu o primeiro time carioca no Brasileirão: Andrada; Fidélis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir, Ademir e Zanata; Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos, time dirigido por Mário Travaglini.   

2 - Ademir estava em campo, da última vez em que o "Rei Pelé" jogou no Maracanã: em Vasco 1 x 1 Santos, durante a tarde do domingo 14 de outubro de 1973.  Naquele dia, ao 34 minutos do primeiro tempo, o lateral-direito Paulo César ganhou lance contra o lateral-esquerdo Zé Carlos e cruzou  a bola para a área santista. Roberto Dinamite passou entre Carlos Alberto Torres e Vicente e aplicou o “sem pulo”, pegando a pelota no ar. Bola na caçapa, golaço que valeu cumprimentos do "Rei". Os companheiros de Ademir no dia foram: Andrada; Paulo César, Miguel, Renê e Pedrinho; Alcir, Zanata (Gaúcho) e Ademir (Dé); Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luiz Carlos Lemos.

3  - Em Vasco 5 x 3 Fluminense, pelo Campeonato Carioca-1947, no domingo 5 de outubro de 1947, em São Januário, o eterno vascaíno Ademir Menezes estava tricolor, devido enrola do "Almirante" em renovar o seu contrato. "Traidor", Ademir fez dois gols para o Flu, e os seus ex-companheiros, comandados por Flávio Costa, eram: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Ismael, Dimas, Maneca e Chico.    

4 - Os últimos tentos vascaínos de Ademir haviam sidos em Vasco 4 x 0 Madureira (11.11.1945), pelo Estadual, e os chegados, escalados pelo treinador Ondino Viera, tinham sido: Barbosa, Augusto, Alfredo II, Rafagnelli, Berascochea, Ely, Santo Cristo, Isaías, ELE, Jair e Chico. Uma semana antes (04.11.1945), Ademir havia feito o gol vascaína do 1 x 1 com o seu futuro time, nas mesmas plagas.   

5 - Até 05.10.1947, Ademir Menezes, vestindo a camisa do rival Flu, havia mandado quatro bolas nas redes vascaínas. Mas não fora a primeira vez em que fizera aquilo. Em 01.03.1942, em Sport Recife 5 x 4 Vasco, amistosamente, em São Januário, deixara duas.  Para a torcida vascaína, no entanto, o que vale é a história iniciada nos 4 x 1 sobre o Bonsucesso, de – 03.05.1942, da Rua Conselheiro Galvão, também, pelo Carioca, quando o “Queixada” deixou o dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário