Vasco

Vasco

quinta-feira, 30 de maio de 2019

HISTORI & LENDAS - PRIMEIRONÍSSIMA

1 - Vasco da Gama 4 x 0 Santos, em 30 de julho de 1933, pelo primeiro Torneio Rio-São Paulo, foi a primeira goleada da "Turma da Colina" sobre um rival paulista.  Aconteceu em São Januário, com gols de Carreiro (2), Orlando e Carniere, tendo o treinador Harry Welfare escalado esta moçadaz: Rey; Tuíca e Itália; Tinoco, Fausto e Gringo; Orlando (Bahiano), Almir, Quarenta, Carnieiri e Carreiro.


2 - A "Turma da Colina" já teve dia de jogar para as moscas. Por exemplo, em Vasco 3 X 0 Bangu,  em 9 de dezembro de 1990,  pelo Torneio Adolpho Bloch, sós 482 "testemunhas" compareceram ao evento, em São Januário. Quer dizer: não tinham nada pra fazer naquele domingo, a não ser Júnior e Marco Antônio "Boiadeiro", que mexeram no placar, bem como o banguense Eduardo Gaúcho, que deu uma de "Amigo da Onça" e fez um gol contra. Por falar em Onça, o Lobo (Mário Jorge Zagallo) era o chefe desses vascaínos: Carlos Germano, Ayupe, Célio Silva, Tosin, Cássio (França), Zé do Carmo (Andrade), William, Luciano, Júnior e Sorato. A renda não foi divulgada. Renda? Que renda? 


3 - No domingo 8 de dezembro de 1968, em Vasco 3 x 2 Internacional-RS, no Maracanã, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa (homenageava um antigo e exemplar atleta, depois dirigente), aconteceu algo inusitado na vida vascaína. As estatísticas passaram a marcar três empates e quatro gols para cada time, até então, pela competição. O grandalhão Valfrido "Espanador da Lua", o "gringo" Danilo Menezes e o nanico Nado derramaram na rede o chimarrão dos gaúchos", no jogo 2.419 da história da bola da Colina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário