Vasco

Vasco

terça-feira, 27 de agosto de 2019

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - MAIOR SACODE

No 6 de setembro de 1947, pelo Campeonato Estadual vencido pelos vascaínos, a rapaziada mandou 14 X 0 Canto do Rio, a maior goleada da história do futebol profissional carioca, a partir de 1933. Aconteceu em um  sábado, em São Januário, com Ismael (5), Maneca (4), Dimas (3), Nestor e Chico não tendo piedade do "Cantusca" e do juiz, Alberto da Gama Malcher, que teve de trabalhar muito, colocando a bola no centro do gramado! Os impiedosos rapazes da Colina foram: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Dimas, Ismael (foto) e Chico.  Esta moçada embarcava no "Expresso da Vitória” e saía pelos trilhos atropelando, desde 1944, quando fora montado pelo uruguaio Ondino Viera. Campeão carioca já em 1945, os vascaínos não tiveram adversários durante a temporada carioca-1947, com 17 vitórias e três empates, marcando 68 e sofrendo 20 gols, o que lhe deixou com o espantoso saldo de 48 tentos, em 20 jogos.

Imagem reproduzida do álbum do craque da foto, o atacante Ismael.

LOGO PINTADO POR SOLANGE APARECIDA
1 - Diabólicos cartolas vascaínos de algumas décadas passadas chegarem a ter a impiedade de mandar um jogador embora durante a Sexta-Feira da Paixão de Cristo. Um deles disse, ainda,  ao ver o jogador saindo da Colina: “Lá vai a Madalena arrependida”. 
         Quem contou pra mim foi um  historiador do clube.

2 - Como chora um certo jogador vascaíno. Dia desses, ele estava chorando entre os companheiros: “Assim não dá. Todo santo dia, pão, carne, arroz e feijão tem um preço. Quem joga em time que paga de quatro em quatro meses, dorme com fome e acorda mais fome do que a fome”.

Ora, meu valiente! Em clube que faz que paga, jogador faz que joga, já recomendava o sábio baiano Vampeta.

3 – Um chegado meu que tem todas as revistas sobre  o Brasil na Copa do Mundo-1958, permitiu-me fazer uma geral no material. Achei esquisito ler em Manchete Esportiva, na coluna Altamente Explosivo, que a Confederação Brasileira de Desportos-CBD - atual CBFutebol - proibiu os jogadores de levarem para a Suécia cuíca e pandeiro.   

Esquisito! Enquanto os então soviéticos (atuais russos) prometiam levar um cérebro eletrônico pra estudar os adversários, nossos cartolas prometiam não levar um dum-dum-baticumbum-prucurumdum. Este não é mesmo um país sério. Se fosse, cuíca e pandeiro, também, teriam sido campeões do mundo.  

Bellini reproduzido de Manchete Esportiva
4 – Na mesma coluna da Manchete Esporitva li que o capitão Bellini mandou fazer chuteiras especiais pra disputar a Copa. Pediu travas adaptáveis, podendo muda-las a qualquer instante e para qualquer tamanho. Também, com solado bem batido, pra evitar o ondulado natural que que o uso contínuo cria, forçando os locais dos travões. 

4  - O chefe aki do Kike vai fazer um festão, neste sábado, com o tema “Pintando o 7”, pra comemorar o setaço parabolas pra você do Pipo Boy, seu neto. Pauleira, pauleira! Teremos show da banda  Escorpião , com a presença da Tininha (Cristina, bióloga marinha), que vem do Nordeste, especialmente, para tocar os teclados.   
                                          CHEFE NO LANCE
Dizmilinguida! C nem foi convidada, ké ki tá noticiando? Issaki é kaluna esportiva, ou social?   
                                          KIKA NO RELANCE  
Não precisa me convidar. Eu vou, assim mesmo! Aguarde fotos, rapaziada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário