Vasco

Vasco

sábado, 10 de agosto de 2019

MEXERICOS DA CANDINHA - DIA DOS PAIS

1 - Pois é, galera! Amanhã é Dia dos Pais e eu deixo o meu abraço aqui prá você, grande Paizão. Tem muito papai coruja que entra em campo com os filhos, não é mesmo? Alguns levam até crianças de colo. Coisa linda, grande prova de amor.

2 - Muitos filhos de atletas vascaínos seguiram os coroas e vestiram a jaqueta da Turma da Colina. Entre os que eu me lembro agora cito o Romarinho, filho do grande "matador" e atual senador Romário; Rodrigo, rebento de outro grande artilheiro, por sinal, o mais + mais da história cruzmaltina, do glorioso Roberto Dinamite e Tilico, filho de mais um atacante, do Mário Tilico. 

3  - Mas vamos as sacas do dia. Esta é muito antiga e me foi contada pelo Tio Guga. Segundo ele, o então diretor de futebol vascaíno (depois presidente) João Silva era metido a malandro. Certa vez, em um jogo Vasco x Bonsucesso, como o árbitro escalado era Guallter Portella Filho - fora atleta amador do Vasco e não escondia a sua alma vascaína -, o terrível João seguiu para o banco dos reservas, fazendo ultrapassar o número permitido de pessoas no local. Convidado a se retirar do banco, o Joãoe achava que venceria, pelo coração, ao durão Portella - na dúvida, apitava sempre contra o Vasco, para mostrar que não favorecia ao seu time, mas não adiantou. Teve que sair. Para o segundo tempo, João Silva mandou o goleiro reserva vestir uma camisa de jogador de linha e pediu a do carinha emprestada. Vestiu, também, um calção, calçou chuteiras e foi para o banco. Não enganou ao juiz durão. Ao deparar-se com a malandragem do cartola, Gualterz chegou pra ele dizendo:
- Eu não sabia que o Vasco tinha um goleiro reserva tão velho e gordo - e expulsou João Silva de campo. Vou pesquisar, mas achou que foi o primeiro cartola vascaíno a passar por tal vexame.
                      Além de expulso de campo, ainda foi chamado de gordo e velho

Oldair reproduzido de A Gazeta Esportiva
4 -  Mais uma do Gualter Portella Filh, contada pelo Tio Guga. Seguinte: jogavam Vasco x Flamengo, pela Taça Guanabara-1967. A rapaziada vencia, por 2 x 0, e o lateral-direito flamenguista Murilo, que jogava mal e havia feito um pênalti desnecessário, vendo a coisa feia e prevendo goleada, começou a fazer de tudo para ser expulso da partida e livrar a sua cara. Macaco velho, Gualter chegou pra ele e avisou. "Só lhe expulso se você me enfiar a não na cara. Aprenda a perder, rapaz"". Quando aquele  Vasco 4 x 1 terminou, Murilo chegou no Portella, cobrando: "Que sacanagem, Gualter. Lhe xinguei o tempo todo e você não me expulsou". Ao que Guálter respondeu-lhe: "Da próxima vez, xingue mais alto, pois não ouvi nada".
O juiz torcedor vascaíno era suirdimnho, surdinho. De araque

5 -  Esta me foi contada, ainda, pelo Tio Guga. Anote: o Vasco fora a Vitória da Conquista, na Bahia, enfrentar o flamengo e inaugurar o Estádio Lomanto Júnior,  com a presença do homenageado, que era o governador estadual, em novembro de 1966. Pela manhã, apareceu no hotel o delegado policial da cidade, querendo tirar uma foto do filho dele com Oldair, de quem o homem era fã. De quebra, pediu um autógrafo ao atleta, que ficou sem grana, quando o "delega" anunciou-se como Doutor Piroca, como era conhecido na cidade. Espantado. Oldair o indagou: "Piroca?" E a autoridade confirmou: "Sim, doutor Piroca!". Vendo Oldair espantado, o delegado explicou: Aqui na Bahia,  Piroca é o apelido de todo Pedro. Lá em sua terra é Pedrinho, mas aqui é Piroca mesmo" - em outros lugares, piroca é o mesmo que pinto, pipiu, piru, os apelidos do pênis.
                                                     E Oldair meteu o Piroca no papel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário