Vasco

Vasco

domingo, 11 de agosto de 2019

O DOMINGO É UMA MULHER BONITA - AS 'INCRIBILÍSSIMAS' DAMAS DO INFINITO

Uma francesa foi a pioneira das mulheres espaciais
Reprodução de Wikipedia
Conta a mitologia grega que Dédalo, um dos homens mais criativos da Atenas, construiu um labirinto intranspoinível para Minos, o rei de Creta, aprisionar o Minotauro. No entanto, ele foi acusado de ajudar uma filha do monarca a fugir com um amante, merecendo por castigo ficar prisioneiro, juntamente com o seu filho Ícaro, no mesmo labirinto, de onde jamais conseguira sair.
 Dédalo disse para si que Minos poderia dominar a terra e o mar, mas não era o dono do ar. E construiu asas, com penas de pássaros, para ele e seu filho Ícaro fugirem. Instruiu o rapaz a não voar próximo do sol, para o calor do astro não derreter as penas, e nem tão baixo, para o mar não as molhar. Mas Ícaro não o obedeceu, aproximou-se do Sol e este derreteu as suas asas. Só Dédalo conseguiu chegar são e salvo ao seu destino.
 Desde o início da corrida espacial, ainda que mitologicamente, o homem reservou para si o papel de protagonista. Mas não teve como impedir a mulher de, um dia, também, subir ao espaço sideral.
 Tudo começou em 1909, quando a francesa Elisa Deroche  - Raymonde de Laroche, em em sus tempos de atriz - realizou o primeiro voo solo delas.  Por causa daquilo, sem ser nobre – era filha de um encanador -, ganhou, de uma revista,  o título de Baronesa de La Roche..
Valentina contou a sua história em livro
Depois de aprender a taxiar pelo aeroporto, ela voou por 270 metros e o fato foi considerado primeira aventura espacial de uma mulher com máquina mais pesada do que o ar. Há  historiadores informando sobre evidências de  P. Van Pottelsberghe e Thérèse Peltier terem voado, em 1908, com Henri Farman e León Delagrange, respectivamente. Mas o certo é que, em 8 de março de 1910, Elisa Deroche tornou-se a primeira mulher a receber, do Aero-Club de France, a licença para pilotar, respaldado pela Fédération Aéronautique Internationale.
A segunda mulher a subir ao espaço foi a norte-americana Blanche Scott, no mesmo 1010, contando com algo extraordinário: quando ela taxiava o avião, um vento forte o fez decolar. Em 1912, Heriet Quimby tornou-se a primeira mulher a obter licença para pilotar aviões, nos Estados Unidos, e a prImeira a cruzar o
Canal da Mancha, entre....,  
.Chegada a primeira guerra mundial, em 1914, os homens usaram as mulheres como instrutoras de voo. O machismo as impediu de participação em combates aéreos. Vieram tempos de paz e, em 17 de junho de 1928, uma  outra norte-americana fazia mais um grande feito aéreo: Amélia Earhart tornou-se a primeira a cruzar o Oceano Atlântico  e a fazer voo solo na rota Havaí-Califórnia-Cidade do México- Nova Jersei. No entanto, ela desapareceu, em 1937, quando  sobrevoava o Oceano Pacífico, pelas proximidades da Ilha Howland, e ficou chamada pela imprensa por “A estrela perdida da América”.
Eileen teve esta imagem estampada em camiseta
 Fatos espaciais espantosos não demorariam por vir. Em de junho de 1963, a então soviética Valentina Tereshkova, operária de uma fábrica de tecelagem, subia ao espaço cósmico a bordo da Vostok 6. Na década-1980, uma outra soviética, Svetlana Savitskaya, passava à história como primeira mulher  a sair de dentro de uma nave e a caminhar pelo espaço. Filha de um aviador,  militar, ela pilotava 20 diferetes tipos de aviões e era engenheira mecânica.
Enquanto isto, nos Estados Unidos, até 1978, todos os astronautas da NASA- Administração Nacional do Espaço Aéreo eram homens. Só em 1983 uma mulher furou o bloqueio machista, com Sally Ride realizando o primeiro voo espacial de uma cosmonauta norte-americana - missão Challanger.
 Em 1984, foi a vez de Kathryn Sullivan tonar-se a primeira norte-americana a fazer atividades extraveicular. Em 1987, Mae Jemison era a primeira negra a participar de viagem espacial. Em julho de 1999, durante as comemorações das 30 temporadas posteriores à descida do homem na Lua, Eileen Collins, de 42 de idade, torou-se a primeira mulher a comendar uma nave espacial, a Space Shuttle.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário