Vasco

Vasco

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

HISTORI & LENDAS - CATINHA "KASADO''


1 - Tempos depois de se consagrar em São Januário, o ponta-direita Catinha trocou a grafia do seu apelido, para Katinha, com “K”, dava mais status do que o “C”. Registrado como Elcir Andrade Branco, ele foi cria do Atlético-PR, desde os 11 anos de idade, e teve uma passagem de apenas 28 jogos pelo Avaí-SC. Em sua estreia com a camisa cruzmaltina, em 1979, contra o Flamengo, fez o cruzamento para o segundo tento a moçadas, na partida em que o Vasco botou o “Urubu” pra voar. Depois de deixar a Colina, Katinha defendeu o Ceará Sporting, o Joinville-SC e o Fortaleza-CE, pelo qual parou, em 1997.

2 - Para a decisão do título brasileiro de 1983, contra o Fluminense, o técnico vascaíno Edu Coimbra, vestiu, pela manhã, a camisa branca que usava em todas as partidas depois que passou a treinar o Vasco. Nem esqueceu de deixar para fora da camisa a medalha benta de São José que beijaria durante o jogo. Não funcionou. O placar de 0 x 0 deu o título ao adversário.

3 - O cabelereiro Paulo César compareceu ao Hotel Atlântico, onde o Vasco estava concentrado, para pintar, com spray vermelho, sobre um fundo branco, uma cruz de malta nos cabelos dos jogadores. Era pra dar Vasco na cabeça. Só o meia Mário e o goleiro Acácio toparam. Acácio disse que queria chegar ao Maracanã com visual de vitória. Paulo César ia sempre à concentração cortar os cabelos dos vascaínos. Da última vez, o Vasco vencera o Uberlândia, em jogo muito difícil.

4 - O meia Lorico viveu por "70tão", até a madrugada de 20 de dezembro de 2010. Jogador clássico, começou a carreira, em 1959, na Portuguesa Santista. Em 1960, chegou ao Vasco da Gama, ficando por seis temporadas. Seu próximo time foi a Prudentina, de Presidente Prudente-SP. De lá, seguiu para a Portuguesa de Desportos, em 1967. Foi da Lusa até 1972. Depois, defendeu o Noroeste, de Bauru-SP, até 1976. A sua última parada foi o Botafogo, de Ribeirão Preto, no considerado melhor time da história do “Botinha”, que tinha Sócrates e Zé Mário.


5 - Partiu para a eternidade, na manhã de hoje, um dos maiores vencedores da história presidencial do Vasco da Gama, o português Antônio Soares Calçada. Tinha 96 de idade e associou-se ao clube em 1942. Foi o 41º comandante vascaíno, entre 1983 e 2000, período que conduziu a Turma da Colina a três títulos brasileiros; da Taça Libertadores; da Copa Mercosul; do Torneio Rio-São Paulo; de sete Estaduais-RJ; ao bi da Liga Sul-Americana de Basquetebol e o tri estadual de remo. Foi e segue sendo o presidente mais vitorioso do Vasco da Gama. Ao deixar o cargo, elegeu Erico Miranda seu sucessor e depois, foi eleito presidente de honra do clube.
Partiu para a eternidade, na manhã de hoje, um dos maiores vencedores da história presidencial do Vasco da Gama, o português Antônio Soares Calçada. Tinha 96 de idade e associou-se ao clube em 1942. Foi o 41º comandante vascaíno, entre 1983 e 2000, período que conduziu a Turma da Colina a três títulos brasileiros; da Taça Libertadores; da Copa Mercosul; do Torneio Rio-São Paulo; de sete Estaduais-RJ; ao bi da Liga Sul-Americana de Basquetebol e o tri estadual de remo. Foi e segue sendo o presidente mais vitorioso do Vasco da Gama. Ao deixar o cargo, elegeu Erico Miranda seu sucessor e depois, foi eleito presidente de honra do clube

IMAGEM REPRODUZIDA DE INSTAGRAM - AGRADECIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário