Vasco

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sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

AUGUSTO, GRANDE CENSOR DA DITADURA

 Em 1928, o presidente da Federação Internacional de Futebol Associado-FIFA, o francês Jules Rimet, encomendou a Abel Lafleur, seu patrício e artesão assistente no Museu de Belas Artes de Rodez, um troféu para ser entregue, com posse transitória, de quatro em quatro temporadas, aos campeões mundiais, ficando, em definitivo, com quem o conquistasse por  três vezes.  

 Lafleur teria gasto 90 dias para confeccionar a Vitória de Samotrácia, escultura representativa de Nice, a Deusa (grega) do Triunfo, mulher alada que ficou conhecida por Copa do Mundo - taça dourada, pesando quatro quilos e medindo 30 centímetros de altura. Durante a II Guerra Mundial – 1939 a 1945 -, o ditador italiano Benito Mussolini ordenou apreendê-la,  mas o cartola Ottorino Barazi a escondeu, em uma caixa de sapatos, debaixo de uma cama, e evitando o seu derretimento - o que não evitou a Confederação Brasileira de Futebol-CF, em 1983, quando bandidos a surrupiaram e a derreteram.

 Em 1966, o caneco desapareceu, na inglesa Londres, que sediaria o Mundial, para ser encontrada por um cachorrinho. Desejada por ditadores, ladrões e atletas, a estatueta escapou de passar, também pelas mãos de um censor da ditadura militar brasileira-1964/1985, o vascaíno Augusto da Costa.

 Voltemos a 1950. Por ali, o Brasil sediava a IV Copa do Mundo e era favoritíssimo ao título de campeão, principalmente, por ter sido perfeito nos antepenúltimo e penúltimo jogos, contra Suécia e Espanha, marcando 13 gols e levando só  dois gols.

 O que deveria ser o jogo da consagração, em 16 de julho, no Maracanã, colocou o Brasil diante do Uruguai, que quase não disputa a Copa, por dificuldades financeiras. Nem médico trouxe. Os brasileiros fizeram 1 x 0, levaram o empate e teriam 13 minutos para continuarem com 1 x 1 no placar e ficarem com a taça. Como não se intuía que os uruguaios virassem a conta, Jules Rimet deixou a tribuna de honra do Maraca, com o caneco nas mãos, para ir ao gramado entrega-la ao capitão brasileiro Augusto da Costa. Mas terminou o entregando ao correspondente uruguaio Obdúio Varela, ante uma sua inacreditável surpresa.


 Depois de ter escapado de tantos escroques, a Deusa Alada, naquele instante, escapara de ser carregada pelo lateral-direito do Vasco da Gama, o capitão da Seleção Brasileira, integrante da temível polícia carioca. Vindo para Brasília, pelos inícios das década-1960, Augusto da Costa tornou-se membro da Censura Federal dos governos da Revolução de 31 de Março. Era quem consolidava pareceres para escrever um documento a ser assinado pelo chefão Romero do Lago, que prestava satisfações só ao ministro da Justiça, Armando Falcão.

 Isso significa que era a turma do Augusto da Costa que decidia, por exemplo, quais filmes as crianças poderiam assistir. Seu time tinha 17 vigorosos zagueiros do moral e dos bons costumes, que vigiavam até bandidos nos desenhos animados. Pouquíssimas pessoas tinham tanto poder quanto a patota do Augusto, que chegou até a mutilar o premiado filme O Silêncio, do sueco Ingmar Bergman (lançado em 1963), classificando-o por “vazio, sem nenhuma mensagem”.

 Em 1950, foi péssimo para o futebol brasileiro perder a Copa do Mundo, dentro de casa, mas bom para a da Deusa Alada - via chute do uruguaio Alcides Ghiggia -, não ter sido carregada por mãos de censor de uma ditadura militar que censurava até inocentes revistinhas infantis do Mickey e do Pato Donald.  

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