Vasco

Vasco

domingo, 23 de dezembro de 2012

CLUB DE REGATAS VASCO DOS FUXICOS - 12

Após a conquista do título do futebol carioca-1970, o Vasco da Gama passou a ser coberto por terríveis nuvens negras. Rolou uma impressionante sessão tumulto. Confira:
1 - time disciplinado durante o Estadual, de repente, teve quatro atletas expulsos de campo, durante as primeiras rodadas do Torneio Roberto Gomes Pedrosas, o Robertão, embrião do atual Brasileirão; 2 - departamento médico cheio de chinelinhos; 3 - prêmio pela conquista do título não pago; 4 - supervisor José Bonetti irritou-se por não ter reivindicações atendidas e abandonou cargo; 5 - treinador Tim (Elba de Pádua Lima) ameaçou, também, ir emobra, gastar o seu tempo pescando; 6 - presidente Agatirno Gomes culpou a imprensa pelos males do clube e de desseminar campanha difamatória contra ele e o diretor João Silva; 7 - proibida a entrada, em São Januário, de repórteres e do procurador do jogador Silva, ameaçado de ser mandado embora.
 Junte-se tudo isso as pressões de Silva  - um dos líderes do grupo, juntamente com Bougleux – junto a Tim, para o seu amigo Valfrido não ser barrado. O queria do seu lado, no ataque, com Dé indo para a ponta-direita. Tim não o atendeu, mas durante Vasco 0 x 1 Atlético-MG, no Mineirão, Silva gritava, Valfrido caía para o meio e Dé para a direita. Durante o intervalo, Dé foi sacado do time e voltou ao Rio de Janeiro dizendo-se sabotado.
 Três dias após o final do Estadual (e de muitas festas), o Vasco estreou no Robertão, encarando a  Ponte Preta. Tim reclamou, pediu o adiamento da partida, alegando que os seus jogadores estavam esgotados, fisicamente, mas não adiantou. Devido a isso e ao grande número se contundidos, ele previu não haver chances de vitória nos primeiros cinco jogos. Quase acertou. O Vasco perdeu seis, incluindo-se os 0 x 2 Fluminense, da última rodada do Estadual-RJ. Sobrou até para o macumbeiro (oficialmente, massagista) Santana, que quase perdeu o emprego. Escapou por conta de uma zebra fenomenal: 5 x 1 Santos. 
  A goleada salvadora –  antes, 0 x 1 Ponte Preta; 0 x 1 Botafogo; 1 x 3 Flamengo; 0 x 2 América-RJ e 0 x1 Atlético-MG, entre 23.09 e 11.109.1970 – sobre o forte time do Santos – Cejas; Carlols Alberto Torres, Ramos Delgado (Marçal), Djalma Dias e Rildo; Clodoaldo e Lima ( Douglas); David, Nenê, Pelé e Edu Américo – nem foi tão vista como de ordem técnico-tático, mas de forma psiocfinanceira, pois a diretoria cruzmaltina prometera, na véspera – a Élcio: Fidélis, Joel Santana, Renê e Eberval; Benetti e Ademir; Luís Carlos Lemos (Willie) , Dé (Kosilek) , Silva e Gílson Nunes - pagar a premiação pelo título esperado há 12 temporadas.
 O dopíng financeiro fez bem ao Vasco. No jogo seguinte, mandou 3 x 0
Santa Cruz-PE (28.10), na casa do adversário, em Recife, com a mesma rapaziada que batera no “Rei Pelé”. Exceto um dos zagueiros que o marcara, o reserva Joel Santa, substituído por Altivo, que ganhou a posição e passou a formar a dupla de zaga com Renê - Valfrido substituiu Dé, no decorrer da pugna.
 Mas ficou por ali a reação vascaína. Seguiram-se 0 x 0 Bahia (28.10); 1 x 3 Fluminense (01.11); 1 x 1 São Paulo (07.11); 1 x 1 Internacional (11.11); 1 x 3 Corinthians (14.11); 1 x 4 Atlético-PR (22.11) . 0 x 1 Grêmio-RS (29.11); 0 x 3 Cruzeiro (03.12); 0 x 1 Palmeiras (06.12). Isso valeu o nono e último lugar do Grupo da fase classificatória para as finais, com o Vasco totalizando só duas vitórias, trêsa empates e 11 derrotas. Marcou 14 e levou 26 gols.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário