Vasco

Vasco

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

MEMÓRIAS DAS PUBLICI & SPORT -16

   Entre as várias permutas publicitárias da década-1960, uma “tripleta” que andou tabelando foi a  revista Manchete Esportiva com as TVs Tupi e  Rio
Em 1956, a turma de Bloch Editores obteve espaço na primeira e, por uma temporada e meia, manteve, pelas tardes de sábado, o programa Manchete em Marcha,  apresentado por Rui Viotti e produzido por Guilherme Figueiredo, um dos escritores festejados da época (irmão do futuro presidente da república, João Figueiredo)
Arnaldo Niskier, então repórter da semanária (futuro membro da Academia Brasileira de Letras) era um outro participante da produção.
 Tempinho depois, o editor de Manchete Esportiva, Augusto Rodrigues (irmão do teatrólogo Nélson Rodrigues, que escrevia na revista),  negociou, com a TV Rio, a apresentação de programa, em noite da segunda-feira, o qual foi titulado por “Manchete no 13”, número correspondente ao do canal da emissora carioca. 
Transmitido, entre 19h30 e 20h, o horário tinha apresentação da dupla Ronaldo Bôscoli/Arnaldo Niskier, com participação do locutor Luiz Mendes - pintou também, em uma emissora de rádio, como mostra o anúncio abaixo. 
Rolou, também,  pelas ondas do rádio
A tabelinha com a TV Rio durou só uma temporada. Por ser permuta, os homens da telinha, de repente,  passaram a preferir vender espaços publicitários. Enquanto rolou, agradou muito, principalmente, devido entrevistas com atletas, dirigentes e treinadores.
 Num dos programas, o vice-presidente do Flamengo, Fadel Fadel, contou uma história interessante: perdera 20 gravatas, numa aposta, por garantir que o atacante Evaristo de Macedo não trocaria o clube rubro-negro pelo futebol espanhol – trocou e defendeu Barcelona e Real Madrid. 
Evaristo segue sendo o maior goleador  da Seleção Brasileira em um só jogo, cinco: em Brasil 9 x 0 Colômbia, pelo Campeonato Sul-Americano, na peruana Lima, em 23 de março de 1957.   
Atualmente, os painéis de fundo dos programas esportivos de TV costumam usar marcas de patrocinadores. Em “Manchete Esportiva no 13”, o cenário atrás dos apresentadores e dos convidados eram as fotos do jogo de domingo, no Maracanã, clicadas por Jáder Neves, para a Manchete Esportiva, apregadas, por tachinhas, em um painel – velhos tempos. Hoje, usa-se imagens computadorizadas.       













Nenhum comentário:

Postar um comentário