Vasco

Vasco

sábado, 1 de junho de 2019

HISTORI & LENDAS DA COLINA - FERAÇAS


Brito e Carlos Alberto estiveram juntos em México-70 
Durante o Campeonato Carioca-1966, o zagueiro vascaíno Brito e o lateral-direito Carlos Alberto Torres, do Fluminense, apareciam como grandes destaques em seus times. 
Para a Revista do Esporte, o vigoroso atleta da Turma da Colina mostrava-se um “legítimo sucessor de Bellini”, o ídolo e grande capitão cruzmaltino que fizera história em São Januário durante 10 temporadas. 
Por conta daquilo, a semanária previa que os dois eram candidatos a formarem na defensiva da Seleção Brasileira que tentaria o tri, em junho, na Inglaterra.
Brito, de 23 de idade, para a RE, era um “zagueiro-central entusiasta e eficiente, que se empenha nos lances com arrojo, técnica e valentia”. Ressaltava, ainda, que, para ele vascaíno, não havia tempo ruim, demonstrando possuir “futebol para qualquer preço” e sabendo resolver  problemas na grande área.
 Brito foi para a Copa do Mundo-1966, tendo jogado em Brasil 1 x 3 Portugal, no 19 de junho – Manga; Fidélis, Brito, Orlando Peçanha e Rildo; Denílson e Lima; Jairzinho, Silva, Pelé e Paraná foi o time -, enquanto Carlos Alberto, aos 19, passou pela decepção de ter sido dispensado, perto da viagem, mesmo tendo sido titular durante os treinamentos.
 Para a lateral-direita, levaram o veteraníssimo Djalma Santos, campeão em 1958/1962, e Fidélis, do Bangu, que não estava  bem, fisicamente. O time canarinho foi eliminado na primeira fase, devido a grande bagunça arrumada pela Confederação Brasileira de Desportos, a atual CBF, que chegou  a formar quatro equipes, para os treinos, e não definiu uma. 
Brito, no entanto, salvou-se do vexame. Foi convocado para a campanha de 1970 e voltou do México não só tricampeão, atuando em todas as partidas, como, também, sendo o atleta de melhor preparo físico do planeta. Carlo Alberto, que já era jogador do Santos, foi o capitão do tri.
                     FOTO REPRODUZIDA DA REVISTA DO ESPORTE       

Nenhum comentário:

Postar um comentário