Vasco

Vasco

segunda-feira, 3 de junho de 2019

HISTORI & LENDAS DA COLINA - PACÍFICO

1 -  Rolava um racha no futebol carioca, que durou de 1933 a 1936. No período havia dois campeonatos de duas ligas. Pelo final de 1934, houve um conflito no remo e o Vasco saiu da Liga Carioca de Futebol – havia uma outra entidade, a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos-AMEA que tinha o Botafogo por filiado. No final da temporada, Vasco e Botafogo, apoiados pela Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF) fundaram a Federação Metropolitana de Desportos, a qual aderiram, também, Bangu e São Cristóvão, que tinham times fortíssimos. Na nova liga, o Vasco foi o campeão-1936, ano com dois campeonatos. 

– Vasco e América lideraram a pacificação do futebol carioca. Possibilitaram a criação da Liga de Futebol do Rio de Janeiro e o surgimento do “Clássico da Paz”, para marcar o surgimento de um novo tempo. Em 31 de julho de 1937, os cruzmaltinos venceram o primeiro daqueles duelos, por 3 x 2.

3 - Em 1938, o Flamengo convidou o Vasco para inaugurar o seu estádio, na Gávea. Há 10 anos, o clube rubro-negro vivia como cigano, até ganhar um terreno da Prefeitura do Rio de Janeiro. Então, a rapaziada foi lá e mandou 2 x 0. De lá para cá, o Fla virou freguês do Vasco, em seu próprio campo. Perdeu oito e ganhou seis.

4 - Surgiu no futebol brasileiro, por causa de um jogador vascaíno, o termo “gandula”, para o apanhador de bolas. Tudo porque o atacante argentino Bernardo Gandulla tinha o hábito, quando estava no banco dos reservas, ir buscar todas as bolas chutadas para fora.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário