Vasco

Vasco

quinta-feira, 4 de março de 2021

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - DIAMANTINADA

04.03.1934  - Estreia do goleadore Leônidas da Silva com a jaqueta cruzmaltina. Rolou em  Vasco da Gama  3 x 0  Palestra Itália (futuro Palmeiras), amistosamente, em São Januário. Mas ele não basteu na rede, ficando aquilo por cona de Carreiro e Russinho, no primeiro tempo, e de Gradim na etapa final da partida apitada por Alfredo Paladino.

Detalhe: o treinador dos visitantes era o uruguaio Ramón Platero, que comandar os vascaínos quando da conquista do primeiro título de campeão carioca, em 1923. Ele levou à Colina um time forte, mas a Turma da Colina foi mais, isto é: Rey, Domingos da Guia e Itália; Gringo, Fausto e Mola (Tinoco); Bahianinho, Leônidas da Silva, Gradim, Russinho e Carreira, comandados pelo inglês Harry Welfare.

 Oficialmente, no entanto, Leônidas da Silva estreou vascaíno 27 dias depois, no primeiro de abril, em Vasco 2 x 1 América, pelo Campeonato Carioca. Ele foi o maior atacante brasileiro de sua época, mas sua trajetória cruzmaltina foi de poucas bolas na rede: um só gol, em Vasco 2 x 0 Bonsucesso, de 13 de abril do mesmo 1934, pelo Campeonato da Liga Carioca de Football, formando neste  quadro armado Harry Welfarei: Rey, Domingos da Guia e Itália; Tinoco, Fausto (Jucá) e e Gringo; Baiano, Leônidas, Gradim, Russinho e Orlando – os outros jogos vascaínos de Leônidas foram:  2 x 1 América (01.04.1934); 2 x 0 Bangu (08.04.1934) e 0 x 1 São Cristóvão (22.04.1934).

 
Leônidas demorou-se pouco em São Januário. Motivo: precisandoa de craques para montar uma seleção e enviá-la à Copa do Mundo-1934, na Itália, a então Confederação Brasileira de Desportos-CBD o tirou do Vasco da Gama, oferecendo-lhe vantagens compensavativaças pra deixar o profissionalismo vascaíno e tornar-se amador cebedense. Foi assim que o  Diamante Negro marcou o ínico gol brasileiro naquele Mundial, em nossa única partida: 1 x 3 Espanha.

                 O

Nenhum comentário:

Postar um comentário