Vasco

Vasco

sexta-feira, 5 de março de 2021

O CENTENIAL ZAGUEIRÃO RAFAGNELLI

 A história da torcida torcidas vascaína lembra, hoje,  que, se vivo fosse por este planata, o xerifão argentino   Rafagnelli estaria celebrando 100 vidas:  05.03.1821 a 05.03.2021.   

Registrado por Ramón Roque Rafagnelli,  ele foi ídolo da Turma da Colina durante a  década-1940. Surgido defendendo o Unión da Argentina, em 1941, tendo ficado pelo time de Santa Fé até, pelo menos, abril de 1943, quando foi  desejado por River e Boca Júnior, o Vsco da Gama levou a melhor. E o estreou no sábado 28 de agosto de 1943, em Vasco da Gama 5 x  0 Bosucesso, em São Januário,  pelo segundo turno do Campeoanto Carioca - Oncinha, Rubens e Rafagnelli;  Figliola, Nílton e Argemiro; Djalma, Lelé,  Isasías, Ademir e Chico foi o time montado pelo treianador uruguaio Odino Viera e que, a partir de 1945,  ficou conhecido por Expresso da Vitória e, até, foi reconhecido, pelos argentinos,  que o chamaram por  El Expresso,  tão  bom quanto o do River Plate, que eles o chamavam por Lá Maquina.

Nesse rol de sucessos, Rafagnelli foi considerado, pelos seus hermanos, um dos melhores zagueirões atuando no Brasil.  Tantoque foi uma das feras da Turma da Colina que conquistou dois Estaduais-RJ -1945/1947, invictos. Para O Globo Sportivo, foi  o melhor zagueiro pela esquerda dnas duas tmporadas.

Foto enviada pelo vascaino Aluísio Carvalho - agradecimento 

 A maior  glória de Rafagnellil como vascaíno fo o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões-1948, no Chlile, primeira conquista por time brazuca no exterior. Ele disputou  cinco dos seis compromissos , não encarando o chileno Colo-Colo, de saída,  devido contutsão. Só entrou a partir dos 19 minutos do segundo tempo, substituindo um outro contundido, o colega de zaga Wilson, e segurando a onda lá atrás.

O úlimo Vasco da Gama de Rafagnelli foi em   4 de julho, pelo Torneio Início do Campeonato Carioca-19 48,  ajudando a vencer o Olaria, por 1 x 0, e foi embora campeão  -  Barbosa, Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca,  Friaça, Tuta e Chico. Nos dois jogos anteriores, rolaram Vasco 1 x 0 Bonsucesso e Vasco 0 (3 x 2) x 0 América (decdido nos pênaltis), com Ademir Menezes entrando nesses dois, e Dimas  só no primeiro.  

Em 1949, Rafagnelli trocou o Vascco da Gama pelo Bangu. Em 1954, encerrou a carreira, pelo Palmeiras. Ele está no livrinho, também, como o gringo maior ganhador de canecos  vascaínoa e o argentino  (não  goleiro) que mais vestiu a jaqueta da Turma da Colina – grande história!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário