Vasco

Vasco

sábado, 6 de março de 2021

O VENENO DO ESCORPIÃO - FAKE NEWS COMEÇARAM COM NUELOS ADÃO E EVA

Diariamente, o anglicismo fake news (noticias falsas) não nos larga mais. O termo, porém, não aportou nestas plagas por agora. E é coisa velha, do tempo da Bíblia, que diz ter a Serpente mentido para a Eva, convencendo-a a tascar uma dentada no Fruto Proibido, garatindo: “Deus não sabe de nada, não! Vá por mim e coma que você descobrirá a sabedoria” – primeiríssima edição.

                  Arte: Renato Aparecida - ww.desenhosrosart@gmail.com

Eva comeu fruto proibido. Castigo: virou uma loura burra

 No Brasil, a coisa começou a rolar quando Pero Vaz de Caminha, o escrivão da esquadra de Pedro Alvares Cabral, mandou dizer ao rei de Portugal que, “por aqui, em se plantando tudo dá”. É? Tente, então, plantar na região do Polígono da Seca, dentro de 1.108.000 quilômetros quadrados de 1.348 municípios de nove Estados. Por lá, há pouca chuva, aridez do solo, altas temperaturas, baixa umidade e pouca nebulosidade no semiárido com vegetação de caatinga - só não falta é santo pra se rezar pra chover.

Josefina não teve Napoleão bom na parte de engravidr, mas ele não era bola murcha e embarrigou duas amantes e a cunhada de taradão Dom Pedro I

Mas, se o Caminha podia mentir pro Rei, porqueJosefina de Beauharnais não poderia mentir para o Imperador. Em 1796, ela dizia pra Napoleão Bonaparte que o amava, loucamente. Mas o floria com um vasto jardim de chifres, pois o parceiro não era bom na parte de fazer filhos  - nela e nem nas amantes Pauline Fourès e  Mademoiselle Georges. Razão de espalharem que o carinha seria um tremendo bola murcha, não servia nem pra encher pneu de bicicleta - caso estas já existissem - são de 1817. Chutaram pra fora, pois o glorioso 'Napu', entre 1806 e 1810, enbarrigou a sirigaita Eléonore Denuelle e condessa polonesa Maria Waleska. De quebra, a duquesa Maria Luísa, irmã de Leopoldina, a imperatriz do Brasil, mulher do taradão Dom Pedro I.

 Cheguemos mais pra perto. Em 1889, o marechal Floriano Peixoto dizia para o Pedro II que o seu império estava mais seguro do que uma montanha de pedras de fogo. E que toda a tropa lhe seria fiel - fidelíssima. Grandecíssima cascata news. No 15 e novembro, o marechal Deodoro da Fonseca, ajudado por ele (Floriano), estava convidando o Imperador a se retirar do Brasil, em 24 horas - e nem mais um minuto.

                             FOTO REPRODUZIDA DO AQUIVO NACIONAL

          Ruy Barbosa banqueiro? Vivia devendo e morava de aluguel 

 Sacanagem no Império, sacanagem na República. Pelos primeiros tempos das nova ordem política do país, os inimigos de Ruy Barbosa, o ministro da Fazenda do Deodoro, espalharam que ele tinha muito dinheiro depositado no exterior, era um banqueiro. Mentiraça sem sentido, mas que mexia com o povão. Ruy, na verdade, vivia devendo e morava de aluguel e, quando comprou uma casa foi preciso um amigo pagar as últimas prestações pra ele. Isso, porém, foi poucoAo representar o Brasil na Conferência de Paz da holandesa Haia, em 1907, eledefendeu a igualdade entre todas as nações. Alemanha, Estados Unidos, França, Inglaterra e Itália, as grandes potências, não gostaram. De quebra, jogaram para as arquibancadas e falaram na criação de um colegiado para estudar a questão. Sacaníssima fake news, pois nunca criaram nada e o tema jamais foi discutido.

Mas Ruy Barbosa, também, criou as suas fake news. Em 1913, lançado candidato à sucessão do presidente e marechal Hermes da Fonseca, teve o apoio do próprio “saínte” e de pesos pesados como o caudilho gaúcho Borges de Medeiros. Animado, criou o Partido Libertador e escreveu dez discursos para emprenhar os ouvidos da brazucada. Perto das urnas falarem, Ruy alegou que a crise financeira provocaria uma grande agitação nacional, levaria o país para um golpe de estado e tirou o seu time de campo – balela! Desde quando o Brasil não viveu em crise financeira? Resultado: Venceslau Braz tornou-se presidente como candidato do bloco do “Eu Sozinho” - igual, só no Iraque de Sadan Hussein. 

       FOTO REPRODUZIDA DE WWW.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR 

Rodrigues Alves foi mentir longe, na França, mas não emplacou 

De novo, voltemos no tempo. Em 1906, pouco depois de deixar a Presidência da República, Rodrigues Alves (foto abaixo) disse à imprensa, na França, que não pretendia voltar a comandar o governo brasileiro. Mentira braba! Em 1918, ele elegeu-se presidente, mas “bateu as caçoletas”, devido a gripe espanhola, a Covid-19 da época.  Não teve tempo de assumir o cargo, que ficou com o vice Delfim Moreira, que não andava de cuca legal, sem solucionática para a sua prblemática mental. Pela primeira vez, o Brasil tinha um presidente morto e um doido. Quem governava, na verdade, era Afrânio de Melo Franco - o governo eleito era uma fake news.

 Vamos para 1964, quando o ex-presidente Juscelino Kubitscheck era favoritíssimo, imbatível, se disputasse pleito contraa Carlos Lacerda. Os Estados Unidos e a UDN- União Democrática Nacional ajudaram militares a derrubar o governo do presidente João Goulart e, sem demora, o primeiro general-presidente, Castelo Branco, cassou os direitos políticos do JK, temendo ser derrubado pelo companheiro Costa e Silva, o ministro do Exército - que o sucedeu. Após a cassação, o marechal Cordeiro de Farias, tentou colar uma tremenda fake news, de que o Castelo gostava do JK e fizera tudo para evitar a cassação – não colou.

               FOTO REPRODUZIDA DE WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

      JK: sétima fortuna financeira do planeta? Não tinha onde colocar fundos

Depois daquilo, aconteceu, com o JK,  um remake do que já havia ocorrido com Ruy Barbosa, pelos inícios do Século 20. Criaram fake news dando conta de que ele era a sétima fortuna do mundo, dinheiro que teria sido roubado durante a construção de Brasília. Na verdade, não havia verdade naquilo. Uma prova? Quando a Organização dos Estados Americanos convidou o ex-presidente para visitar os Estados Unidos e enviou-lhe US$ 5 mil dólares para as despesas de viagem, o JK quase não viajou porque não tinha onde depositar o cheque lá fora.    

 “Ká pra nóiz”: as atuais fake news precisam de melhores redatores. São de uma falta de criatividade impressionante. Quem as cria parece não ter nem o curso primário. Com certeza, não serviria nem pra mentir pra campanhas de vereador nordestino, daqueles que prometem ao eleitorado “água elétrica e luz encanada” - se bem que, hoje, já existe a fibra ótica, que não deixa de ser “luz encanada”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário