Vasco

Vasco

terça-feira, 30 de novembro de 2021

TRAGÉDIAS DA COLINA - GOL RAPIDÃOZÃO

                      FOTO REPRODUZIDA DA REVISTA DO ESPORTE 

Você vê em pé o goleiro Levis Bispo de Sá, nascido em Curitiba, no 22 de fevereiro de 1940 e que viveu até 2007. Ele está junto com o .... e o zagueiro Brito. O paranaense Levis ficou na história do Vasco  Gama por um fato que, comcerteza, ele  não gostaria: levou o gol mais rápido já marcado no Maracanã.

Aconteceu no dia 7 de março de 1965, quando os vascaínos levaram 1 x 0 do  Palmeiras, pelo Torneio Rio São Paulo. Assim que o juiz Armando Marques apitou início de pugna, o visitante paulistano  atacou, com o lateral-direito Djalma Santos lançando o ponta-direita Gildo, que penetrou na área e mandou a maricota para o canto esquerdo defendido por Levis.

À época, o tento foi considerado o mais rápido do mundo, com cronometragens diferenciadas. Os jornais cariocas  Última Horas e Jornal do Brasil, for exemplo, anotaram-no como tendo sido, rspectivamente, aos cinco e aos nove. Outros faloaram de sete segundos. Segundo o autor do gol, o treinador palmeirense, o argentino Nelson Nuñez pedia para a sua rapaziadas tentar surpreender o adversário logo pelos inícios das partidas, treinando um tipo de lance que poderai dar certo. Pedia para não usar as laterais do gramado, para não perder o ângulo de chute, e tentar entrar em diagonal no rumo da área, garantindo que, de tal jeitom seria mais fácil acertar o filó.  

O jogo teve 35 mil pagantes, o Vasco da Gama caiu por 1 x 4, com seu único tento marcado o gol por intermédio de Célio Taveira. O time era treinado por Zezé Moreira e atuou com: Levis, Joel Felício, Brito, Barbosinha e Ari; Maranhão e Oldair; Luizinho Goiano, Saulzinho, Célio e Zezinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário