Vasco

Vasco

segunda-feira, 30 de abril de 2012

SOUSA, FERA CANDANGA DA COLINA

Em 1982, o Brasília Esporte Clube estava negociando o zagueiro Mário, com o Cruzeiro. O técnico Alaor Capela tinha jogo, com o Gama, e precisava de um novo “xerifão”. Deu uma geral pelo grupo e constatou que o cara que procurava era um garoto alto e forte do time tricampeão brasiliense júnior (1980/81/82). Só não imaginava que ele tivesse só 15 anos. Mesmo assim, o escalou. Depois daquele domingo, Eustáquio Lopes de Sousa virou titular absoluto. E, não demorou muito, foi parar no Vasco da Gama.
 “Eu disputava os Jogos Escolares Brasileiros, pela seleção candanga, quando o técnico Joel Santana, que comandava o time do Maranhão, me convidou a ir para o Vasco, juntamente com mais dois colegas do Brasília, o Jussiê (ponta-direita) e o Vando (ponta-esquerda)", conta Sousa.
 Rolou 1982 e 1983, e  o zagueirão foi aparecendo na zaga das divisos de base de São Januário. Quando convocou a seleção brasileira sub-20, para o Pan-Americano da Bolívia, o técnico Jair Pereira o chamou para os treinos. Depois, foi convocado para ao Mundial da categoria, no México. Fez dois amistosos e passou pela maior decepção de sua vida. “Quem me contou foi o Giovani (eleito o melhor daquele Mundial). Me cortaram para levar alguém de um outro clube (Jorginho, do América-RJ), por interesse político da CBF”, revela Sousa.
Hoje, o antigo zagueiro bate as suas peladas nas noites de Brasília, enquanto trabalha como motorista de um laboratório. Não guarda boas lembranças dos seus tempos de futebol, principalmente do Fluminense.
“Em 1992, eu era titular da zaga tricolor. Na final da Copa do Brasil, contra o Internacional, o árbitro José Aparecido de Oliveira (SP) inventou um pênalti absurdo que eu teria cometido, durante um cruzamento, do lado direito do ataque deles, para a nossa área, quando o Pingo se jogou sobre mim. Perdi a cabeça e o agredi. Peguei 180 dias de suspensão, sem que o clube nada fizesse para me defender. Mas defendera o (lateral-esquerdo e ex-vascaíno) Lira, que também se envolvera na confusão. Pensei em processar o Fluminense”, conta a sua história que, praticamente, terminou por ali. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário