Vasco

Vasco

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

TRAGÉDIAS DA COLINA - DANILO


Canilo é o quinto, em pé, da esquerda para direita,
neste formação do"Expresso da Vitória"
Danilo Alvim foi um dos maiores jogadores brasileiros do seu tempo. Carioca, nascido em 3 de dezembro de 1920 no Rio de Janeiro, viveu uma história de perseverança que lembra a de Ronaldo “Fenômeno” (teve o joelho esquerdo esfacelado). Aos 19 anos de idade, Danilo sofreu 39 fraturas, em uma das pernas, ao ser atropelado por um automóvel. Dois anos depois, estava de volta à bola, chamando-a de “você”. Tanto que o Vasco o tirou do América, para a montagem do “Expresso da Vitória”
Danilo chegou e emplacou na Colina. Dono de futebol clássico, ganhou o apelido de “Príncipe”, mas foi um dos reis do grupo campeão carioca em 1945, 1947, 1949, 1950 e 1952, e do Sul-Americano de Clubes Campeões, em 1948, no Chile. Além de outras competições.

 Claro que, com tanta bola, Danilo chegaria à Seleção Brasileira. Foi titular durante a Copa do Mundo de 1950, qual saiu vice-campeão e figurando em uma das fotos mais trtistes da final perdida para o Uruguai (1 x 2, no Maracanã), saindo de campo chorando e abraçado ao locutor Jaime Moreira. Três anos depois, Dasnil enceraria a sua vida cruzmaltina. Passou pelo Botafogo e o Uberaba-MG, para iniciar a vida de treinador. Em 1963, comandou a seleção boliviana na conquista do Sul-Americano.
Quando encerrou a carreira, Danilo não tinha mais nada, a não ser uma casa em seu nome, no Rio de Janeiro. Em 16 de maio de 1996, saiu desta vida, como morador de um asilo para velhinhos pobres e esquecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário