Em maio
de 1956, a revista carioca Manchete Esportiva promoveu mais uma
abertura festiva e encantante dos Jogos Infantis do Rio de Janeiro. Reunia
estudantes-atletas, encaminhando as crianças à prática desportiva,
evidentemente. Esta era a filosofia do criador do evento, Mário Filho, que o
promovia pelo seu “Jornal dos Sports”, reunindo 16 mil colegiais, sem aceitar
subvenção oficial lhe oferecida.
De
1951 até aquela data, três presidentes da república prestigiaram uma festas de
muita cor, ficando até o final dos desfiles, impressionados. Embora fossem
infantis, aquela olimpíada contava, também, com pré-adolescentes nos desfiles
inaugurais.
Na foto de Jankiel Gonckazarowsk vemos as arqueiras do Colégio Anglo-Americano, com caras de 12 para 14
anos.
In May 1956, the carioca magazine "Headline
Sports" promoted more a festive opening and encantante of Children's Games
in Rio de Janeiro. Met student-athletes, sending children to sports, of course.
This was the philosophy of the creator of the event, Mario Filho, who promoted
for his "Jornal dos Sports", bringing together 16,000 high
O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA
From 1951 to date, three presidents
of the republic attended one much color parties, getting to the end of the
parade, impressed. Although they were children, that olympiad counted also with
preadolescents in the inaugural parade. Check out the "ecktachromes"
of Jankiel Gonckazarowski. In the picture above, we see the archers of the
Anglo-American College, with guys from 12 to 14 years
O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA
Um show de cores, graça, beleza e muita juventude vibrante marcava as abertura dos Jogos da Primavera, que o Jornal dos Sports promovia no Rio de Janeiro, na década 1950. Eles eram disputados apor estudantes-atletas e movimentavam toda a Cidade Maravilhosa. Deslumbrantes!
A color show, grace, beauty and lots of vibrant youth marked the opening of the Spring Games, the Journal of Sports promoted in Rio de Janeiro, in the late 1950. They were played affix student-athletes and moved all the Marvelous City. Stunning!
A PRAIA DO CISNE
Carioquíssima, nascida em abril de 1942, quando posou par o Nº 5 da ‘Manchete Esportiva” que circulou pelas bancas da Cidade Maravilhosa a partir da véspera do Natal de 1955, Roselee estudava, desde o jardim de infância no Colégio Anglo Americano.
Antes de ser baliza, Roselee fora campeã colegial de natação da categoria infantil, saindo no braço nas provas de nados de peito e borboleta.
A color show, grace, beauty and lots of vibrant youth marked the opening of the Spring Games, the Journal of Sports promoted in Rio de Janeiro, in the late 1950. They were played affix student-athletes and moved all the Marvelous City. Stunning!
A PRAIA DO CISNE
Filha de aviador, Roselee não planava no ar. Era na pista. Foi baliza nos Jogos Infantis do Rio de Janeiro, o que lhe exigia leveza nos movimentos terrestres. Por isso, treinava com quatro quilos de arei no corpo. Era preciso se acostumar com o pesado, para dar à fantasia um sentido de insustentável leveza de ser.
Roselee Tôrres Viana ganhou uma “torre cincunflexa” sobre a letra “o” porque no tempo em que foi registrada, ainda não havia nenhuma acordo ortográfico, entre brasileiros e portugueses, derrubando velhas codificações idiomáticas
Antes de ser baliza, Roselee fora campeã colegial de natação da categoria infantil, saindo no braço nas provas de nados de peito e borboleta.
Mesmo já tendo juntado seis medalhas, ela não abria boas perspectivas para o seu futuro de colecionadora de troféus: pensava em trocar as piscinas pelas sapatinhas do balé. Em 1953, quando as usou, para ser baliza dos Jogos das Primavera, gostou tanto que, depois de levar a taça de melhor do desfile, fez a ameaça aos desportos. Mas a sua beleza continuaria a serviço de uma outra boa causa. Estava tudo em casa.
Os Jogos Infantis que revelaram a graça de Roselee foram criados pelo jornalista Mário Filho, um pernambucano criado no Rio de Janeiro, desde 1916, e que viveu entre 3 de junho de 1908 e 17 de setembro de 1966. Em 1936, ele comprou a parte do sócio Roberto Marinho no “Jornal dos Sports” e criou, primeiramente, os Jogos da Primavera, em 1947. Quatro anos depois, os Jogos Infantis.
EXPLODE JUVENTUDE!
EXPLODE JUVENTUDE!
1- Ingrid foi uma das mais belas desportistas cariocas da década-1950. Também, em seus tempos de estudante, aos 15 de idade, foi coroada Rainha dos Jogos da Primavera.
2 - Os Jogos Infantis do Rio de Janeiro, criados pelo "Jornal dos Sports", na década-1950, agitava colégios e estudantes. As aberturas eram um show de criatividade e de cores. Encantavam até ao chefe da nação.
Naquelas competições, sugiram vários talentos para o esporte. Perna que o amadorismo não era muito valorizado na época, quando não havia patrocinadores. Por sinal, o jornalista Mário Filho, o proprietária do diário promotor do grande evento, não permitia patrocínios. Certe vez, saiu catando, pelas arquibancadas do estádio onde a festa rolava, panfletos lançados por uma empresa. Teria que ser festa, totalmente, amadora. De amor ao esporte e à educação. (Fotos reproduzidas de Manchete Esportiva).
Uma imagem que diz tudo. Não precisa de legenda para descrever o espírito dos Jogos da Primavera, que o Jornal dos Sport promovia no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário