Vasco

Vasco

sexta-feira, 15 de julho de 2016

EUROPEIZANTE NA ESQUINA DA COLINA

1 - Em 15 de julho de 1931, o Vasco excursionava pela Europa. Após goleadas sobre os espanhois Barcelona e Celta (7 x 1) e o português Benfica (5 x 1), este juntou-se Sporting e Casa Pia, formaram um combinado, mas não deu certo: Vasco: 4 x 2.  Casa Pia Que time era aquele? Fundado, por estudantes, em 14 e julho de 1920, o Casa Pia Atlético Clube chegou vencendo, em suas principais competições lusitanas, o Campeonato Distrital e a Taça da Associação (1920/1921). Em 1938/39, disputou o I Campeonato Nacional Português, com Acadêmico, Acadêmica, Barreirense, Benfca, Belenenses, Sporting, e Porto. Em 1964/1965, pela II Divisão Nacional, ficou 32 jogos seguidos sem perder. O clube venceu seis campeonatos nacionais amadores e uma Série E, a terceirona portuguesa. 

2 - TAÇA GUANABARA-1967 - A Federação Carioca de Futebol colocou a saca-rolha nas mãos do “Almirante” e deu-lhe a missão de abrira a disputa, até então separada do Campeonato Carioca. Sem problemas!  O “Time da Virada” foi ao gramado do Maracanã naquele 15 de julho encarar o Fluminense,  em um sábado, e explodiu a boca do balão. Aos 15 minutos, viu o adversário fazer a festa. Mas, ainda no primeiro tempo, Nei Oliveira empatou, aos 42. Na etapa final, no primeiro minuto, cobrando pênalti, o zagueiro Brito armou mais um “vira-vira” na história da rapaziada. Gualter Portela Filho foi o juiz e a renda atingiu NCr$ 22.408,45 (cruzeiros novos), uma das muitas moedas brasileiras do passado inflacionário. Treinado pro Gentil Cardoso, o time teve: Franz; Jorge Luiz, Brito, Fontana e Oldair; Danilo Menezes e Salomão; Jodir, Nei, Paulo Bim e Luisinho. 

 DETALHE: Hércules Brito Ruas, que estufou os cordéis a cidadela tricolor”, como falavam os "speekers" de antigamente, terminou a temporada-1967 com sete gols na conta. Até dois de outubro de 2011, ele era o maior zagueiro-artilheiro da “Turma da Colina”, título que perdeu quando Dedé deixou o dele em Vasco 2 x 2 Corinthians, e terminou o ano com 11 bolas no filó. Portanto, o Britão manteve um recorde na Colina por 44 anos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário