Vasco

Vasco

quinta-feira, 21 de julho de 2016

BELAS DA MANCHETE ESPORTIVA - LÚCIA & STELA

Lúcia Mendes de Morais é a graça desta morenaça feríssima no voleibol. Campeã carioca e dos Jogos das Primavera, ambos em 1956, como representante das tricoloras, desde 1955 ela estava no time A das Laranjeiras. No currículo, também, o título de campeã juvenil brasileira, pelo selecionado carioca. Antes de ser uma estrela nas quadras, Lúcia passou pelo vôlei de praia, que chamava de "vôlei de brincadeira", pois ainda não havia disputas organizadas, pagando prêmio altíssimos, como hoje.
Lúcia não ficou só por conta do gostinho de cortar sobre a rede. Foi atrás, também, dos segredos do atletismo. E descobriu. Experimentou as provas dos lançamento de peso, dardo e disco, e tornou-se recordista carioca dos dois primeiros, além de vencer a disputa do dardo dos Jogos da Primavera-1956. Para ela, o atletismo era bom porque exige muito dos músculos. Mas preferia mesmo era o vôlei.
                          STELA
 Como toda rival de um grande adversário, o maior barato da voleira Maria Stela, do Mackenzie, de Belo Horizonte, era vencer o Minas Tênis Clube. Mais um? Jogar com a camisa 17. Se não lhe entregassem a dita cuja, não entraria na quadra. Foi o que contou à repórter Meg, para a Manchete Esportiva de Nº 83, publicada com data de 22 de junho de 1957.
Por aquela época, Maria Stela de Brito disputava uma competição na mineiríssima Poços de Caldas e foi fotografada  por Jader Neves. Herdeira de uma cadeia genética que começava com o pai campeão em vôlei, basquete e atletismo, ela manteve a linhagem da família, desde 1951, começando pela cidade de Alfenas. Depois, seguiu para Poços de Caldas e foi campeã nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, vizinho de sua casa. O próximo passo foi defender a Associação da Mocidade Esportiva, de Pouso Alegre, ao qual ajudou a ganhar o título dos Jogos Abetos do Interior de Minas Gerais.
Maria Stela ganhando títulos e glórias, até ser convidada a defender o Mackenzie, na capital mineira. Acumulou experiências, indo a disputas universitárias em Porto Alegre e Recife. De quebra, chegou a heptacampeã da capital e pentas do estadual. Feríssima, mandou Cupido se mandar, para não atrapalhar a sua grande paixão, que era o vôlei. Fera radical!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário