Vasco

Vasco

sexta-feira, 17 de março de 2017

VASCO DAS CAPAS - FERAS NO ATAQUE

Tesurinha, Ipojucan, Edmur, Maneca e Friaça, pela ordem na foto, fizeram a capa do Nº 703 de “Esporte Ilustrado”, de 27 de setembro de 1951. A fotografia, sem identificação do autor, foi da goleada, 5 x 2, sobre o Madureira, placar abordado por Levy Kleiman, em seu editorial, à página 3, sob o título “Não há mais invictos”.
Aquela era a 7ª rodada do Campeonato Carioca e o Time da Colina, com cinco vitórias e uma queda, marcando 16 e sofrendo 9 gols, era um dos ponteiros, ao lado de Bangu e Fluminense. Escreveu Kleiman: “O Vasco, por sua vez, desforrou-se do seu último revés (frente ao Flamengo), goleando seu velho freguês, o Madureira. Edmur firma-se na ofensiva como verdadeiro ‘artilheiro’, tendo marcado nada menos que três tentos” – era o terceiro colocado na corrida pela artilharia, com cinco bolas nas redes.
Ao lado do editorial, Benjamin Wright analisava – “Vitória tranquila do Vasco” – a goleada, contando que o anfitrião não tiveram dificuldades para construir um placar cômodo, na primeira etapa, e que segurara a onda, na etapa final, vendo que era “perfeitamente dispensável um esforço maior”. Benjamin destacou as atuações de Clarel e Jorge, na defesa, e de Edmur e Maneca, no ataque. Na página 2 estavam os gráficos dos gols vascaínos, desenhados por William Guimarães, ajudado pelo "observador" Armando Nobre.
Embora tivesse “capeado” o Vasco, o restante da publicação não trazia a cobertura da goleada, com o seu costumeiro show de fotos. Apenas, registrava a ficha técnica, na antepenúltima folha.
Vasco 5 x 2 Madureira foi em 23 de setembro dee 1951, um domingo, em São Januário, com renda de Cr$ 34 mil, 854 cruzeiros. A edição refere-se ao árbitro, apenas, como Molina, e informa que o time cruzmaltino formou com: Barbosa, Augusto e Clarel; Alfredo Ely e Jorge; Tesourinha, Ipojucan, Edmur, Maneca e Friaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário