Vasco

Vasco

terça-feira, 14 de março de 2017

HISTORI&LENDAS - QUINTÁLOGAÇO

1- Aconteceu em 12 de dezembro de 1948. Na final do Campeonato Carioca, contra o Botafogo, que não era campeão há 13 anos, o time vascaíno encontrou o vestiário do estádio alvinegro, na Rua General Severiano, recém pintado, com cal virgem e sem água. A rapaziada ficou com os olhos ardendo. Pra piorar, a torcida, de 15 mil desalmados, atirou pó-de-mico sobre os jogadores cruzmaltinos, que terminaram caindo, por 3 x 1.

2- Em 14 de janeiro de 1951, valendo pelo campeonato da temporada anterior, o Vasco foi à forra conta os botafoguenses. Mandou 2 x 0, com dois gols de Ademir Menezes, na final, no Maracanã, sagrando-se bi. Em 1959 (também pelo campeonato do ano anterior) , o Vasco cobrou mais: 2 x 1. E, na rodada seguinte, ficou supercampeão (no 1 x 1, com o Flamengo). Em 29 de abril de 2001, o Vasco humilhou os alvinegros: 7 x 0, pelo Estadual, com três gols de Juninho Paulista, dois de Romário, um de Pedrinho e um de Euler.


3 - Em 8 de outubro de 2000, quatro jogadores vascaínos – Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Romário e Euller – estavam na Seleção Brasileira que goleou a Venezuela, por 6 x 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo-2002, no Estádio Pachencho Romero, em Maracaibo, com todos os gols da “Turma da Colina”:  Romário (4), Juninho Paulista e Euller.
Ubaldo Aquino apitou e Candinho foi o técnico destes canarinhos: Rogério Ceni (SP); Cafu (Roma), Antônio Carlos (Roma), Cléber (Cruz) e Sylvinho (Arsenal-ING); Donizete Oliveira (Cruz), Vampeta (Inter-ITA), Juninho Pernambucano (Vasco), Zé Roberto (BayLever-ALE) e Juninho Paulista (Vasco)(Ricardinho I-Cruz); Euller (Vasco) (Marques-Atl-MG) e Romário (Vasco).

4 - O Vasco estava invicto diante do "Tricolor dos Pampas", desde o 1 x 1 de 21 de julho de 2007, pelo Brasileirão,  Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Em 9 de outubro de 2010, rolou um extraordinário 3 x 3, em São Januário. Naquela mesma temporada, houve novo empate, mas POR 1 x 1, em 19 de junho, na casa gremista, e uma goleada cruzmaltina, em 17 de setembro, por 4 x 0, na Colina. Este é o maior placar desse confronto de escores sempre apertados, desde o primeiro pela disputa nacional, em 10 de outubro de 1971.

5 - O Vasco tem várias ligações históricas com a Portuguesa da Ilha do Governador. Foi enfrentando-a que surgiu o termo "vai dar zebra", isto é, com a vitória dela, que não era a favorita, em um pega contra o "Almirante". Clube amigo do Vasco, A Lusa da Ilha convidou a rapaziada para inaugurar o Estádio do Morro dos Ventos Uivantes, como a turma apelidou a casa do clube, isto é, Estádio Luso-Brasileiro. Foi em 02.10.1965, em Vasco 2 x 0 Portuguesa, apitado por Frederico Lopes, com renda de Cr$ 10.406.500 e gols de Zezinho e Luisão (contra). Seu Zezé Moreira mandou o Vasco inaugurador de estádios rolar a bola com: Gainete; Joel, Brito, Fontana e Silas; Maranhão e Oldair; Mário, Célio, Saulzinho e Zezinho. A sua vizinha era: Wagner; Bruno e Luisão; Zózimo e Tião; Jedir e Mário Breves; Inaldo, Tito, Mauro e Zé Carlos. O técnico chamava-se Antonio Moraes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário