Vasco

Vasco

domingo, 12 de março de 2017

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - AS PIRATAS QUE ASSOMBRARAM OS MARES

 Nem só de homens com lenços cobrindo a cabeça, brincos enormes brilhando nas orelhas e papagaio pulando em seus  ombros viveu a história da pirataria pelos mares do planeta. As mulheres também fizeram parte desse mundo, embora pouco lembradas pelos machistas historiadores.
Uma das piratas mais famosa foi a irlandesa Grace O’Malley, tida como a principal das que assombraram os mares ocidentais. Filha de uma rica família de pescadores, foi a mais temida das águas que banhavam a Inglaterra. Inclusiva, conta-se que dera a luz ao seu primeiro filho – Theobaldo – quando o seu navio estava sendo atacado e que, logo após o parto, subiu ao convés para encorajar os seus marujos à luta. Exagero, lenda? Você decide.
 Grace O´Malley não envolveu-se só com a pirataria. Achou de se meter na briga de ingleses e irlandeses, pela Ilha Esmeralda, e terminou caçada pelo governador inglês da Irlanda, Sir Richard Binghan, que matou um dos seus filhos e convenceu um outro a mudar de lado. Sem problemas! Grace o encarou, não importando se o havia parido.
 A intrépida Mary O´Malley viveu por 70 anos, até 1603. Conta-se, também, que ela conseguiu  chegar até a Rainha Elizabeth I, em 1593, e  obtido permissão para reconstituir a sua patota, que teria passado para o comando de Theobaldo.  
Mary Read, Anne Bonny e Jack Rackman, em moldura
 pinadas por Chris Collingwood, em 1720
Já a inglesa Mary Read  preferiu operar pelos mares do  Caribe.  Criada como menino, vestia-se como homem e serviu ao exército, antes de cair na pirataria. Disfarçada de homem, a sua especialidade, embarcou na tripulação do pirata Calico John Rackmam, que leva Anne Bonny, que descobriu o seu disfarce, e formou com os dois um trio infernal.
Nesse caso aí, o ciúme de mulher não vingou entre as duas. Ficaram amigas e transavam com Rackman quando estavam a perigo, parceria que rendeu vários assaltos, tornando-os os mais temidos dos mares caribenhos e valendo-lhes caçada pela marinha inglesa.
De sua parte a irlandesa Anny  Bonny era filha de um advogado com uma criada, pela qual o pai deixou a esposa e foi viver com a moça nos Estados Unidos. Anne era  adolescente quando encantou-se por um pirata e fugiu com ele para a Ilha Providence, grande point da piratagem. Quando foi capturada, juntamente com Mary, ambas lutaram, bravamente.  Em novembro de 1820, foram julgadas, separadamente, e condenadas à forca. Após o veredicto, elas anunciaram que estavam grávidas de Rackman, que foi enforcado, e a execução foi suspensa. Mary Read contraiu uma febre e não sobreviveu, enquanto Anne Bonny teve seu bebê, escapou da forca e desapareceu da vida de muitas emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário