Vasco

Vasco

sexta-feira, 12 de maio de 2023

HISTORI & LENDAS DA COLINA - PELEZAÇAS

Depois de 1957, Pelé voltou a vestir a camsia cruzmatina, em 1969

 Em 26 de junho de 1957, Pelé, ainda coms 16 anos de idade, vestiu a camisa do Vasco da Gama, para participar de "umas paradas". Marcou gol em cima do Flamengo, em  jogo do Torneio Internacional Morumbi, apitado por Anver Bilate. Os dois times jogaram assim: VSC/Santos: Manga, Paulinho, Bellini, Ivan; Urubatão, Brauner; Iedo (Pagão), Pelé, Del Vecchio (Pepe), Jair, Tite.


2 - Depois daquele encontro, no Maracanã-RJ, o guri Pelé fez uma outra partida pelo Combinado, três dias depois, mas jogou com a camisa do "Peixe", porque o prélio rolou no Morumbi-SP. E, como de costume, deixou uma bola na gaveta, em novo empate, por 1 x 1. O juiz  tinha um nome bem sugestivo: Walter Galera e os "vascossantistas" foram foram: Manga; Paulinho, Bellini e Ivan; Urubatão e Brauner; Iedo, Pelé, Del Vecchio, Valdemar (Darci) e Pepe.
 
3 - As atuações de Pelé por aquele time e os elogios da imprensa levaram o técnico da Seleção Brasileira, Sylvio Pirillo, a convocar o menino de então 16 anos para enfrentar a Argentina, pela Copa Roca, no Maracanã, em 7 de julho do mesmo 1957. Ele entrou no segundo tempo, em lugar de Del Vecchio, e marcou o seu primeiro tento com a camisa canarinho. Mesmo levando 2x1 dos "hermanos", Pelé foi elogiado. Por aquele mesmo torneio, o grande ex-meia vascaíno Jair Rosa Pinto, aos 36 anos, voltou a vestir a camisa cruzmaltina, 11 anos depois de ter passado por São Januário

4 - Conta-se que o Vasco tentou comprar o passe de Pelé por aqueles inícios de carreira, no Santos. Foi em 1957, quando ele vestiu a camisa cruzmaltina, pelo Combinado Vasco/Santos, que rolou a história, com muito mais cara de lenda. Contam também, que o “Peixe”, em resposta, mandou perguntar quanto os vascaínos cobrariam para liberarem o zagueiro Bellini. Há uma outra história dando conta de que os santistas toparem negociar, mas a “Turma da Colina” achou Pelé muito verde. Isso teria ocorrido quando o Vasco comprou o passe de Walter Marciano. Se este foi para a Colina em 1955, como o fato pode ter acontecido, se Pelé chegou à Vila Belmiro, em 1956? Como os jornalistas daquela época não estão mais vivos, para confirmar ou desmentir, o jeito é ficar no limite entre o real e a lenda, pois lendas sobre o “Camisa 10” sobram.

5 - Pelo final da década-1960, a imprensa divulgou que o Vasco teria oferecido Cr$ 100 milhões de cruzeiros (moeda da época), pelo empréstimo de Pelé. O então principal semanário esportivo do país, a “Revista do Esporte”, ironizou. Via tudo como atitude promocional dos cartolas de São Januário. Principalmente, levando-se em conta que o Santos tinha no “Rei do Futebol” a sua maior fonte de renda, o captador de dólares no exterior. A publicação ainda garantia que nenhum clube carioca dispunha daquela quantia e que, mesmo que tivesse, o Vasco não a recuperaria até o final da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário