Vasco
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
HISTORI & LENDAS - SABARASÍADAS
Sabará era amigo de Garrincha |
2 - Onofre Anacleto de Souza, o Sabará, nascido em 18.06.1931, em Atibaia-SP, e tendo vivido até 08.10.1997, disputou 576 jogos, durante os 12 anos (
terça-feira, 29 de setembro de 2015
A FOTO DO DIA - REMADOR CHICO MEDINA
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
FOTO DO DIA - CARLOS ALBERTO "100ÃO"
domingo, 27 de setembro de 2015
DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - M. ANTONIETA PONS, O CICLONE DO CARIBE
Ela se dizia torcedora do Vasco |
Descoberta, em Havana, pelo cineasta espanhol Juan Orol, o seu primeiro marido – os outros foram o diretor cubano Ramón Parede, pai de sua filha Maria Guadalupe, e Benjamin Alvarez –, ela emigrou para o México e viveu a melhor fase do cinema daquele país, levando para as telas uma dança sensual que a fez de “Raínha da Rumba”.
(A foto em PB foi reproduzida de www.asfasltoemato.blog.spotcom e a colorida de cartaz de filme das atriz). Agradecimentos do Kike.
sábado, 26 de setembro de 2015
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
O MASCOTE VASCAÍNO ORLANDINHO
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
CORREIO DA COLINA - VASCO-1958
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
SANGUE ESPANHOL NOS PEDAIS
terça-feira, 22 de setembro de 2015
ÁLBUM DA COLLINA - ATACANTE DJALMA
Originalmente, a revista carioca "O Cruzeiro" pulicou esta foto, pela seção "Ídolos do Futebol Brasileiro", mostrando o atacante com a camisa do Bangu, clube que defendeu depois do Vasco da Gama. No entanto, o "Kike da Bola" encomendou ao designer Simperson uma versão vascaína.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
PRIMEIRAÇAS CONTRA DEZ GIGANTAÇOS
Primeiro time brasileiro campeão no exterior; primeiro carioca a jogar na Europa e a ser campeão do Brasileirão; primeiro campeão na Era Maracanã e muitos outros p rimeirões. Cofira os primeieros jogos do Vasco da Gama contra os principais clubes brazucas. O Kike não encontrou o público desses prélios:
23.04.1923 – Vasco da Gama 3 x 1 Botafogo
- jogado na casa botafoguense da Rua General Severiano-RJ, em domingo de
primeiro turno de Campeonato Carioca, apitado por Virgílio Fedrighi. Com
tentos vascaínos marcados por
Mingote, Paschoal e Cecy, o time treinado pelo uruguaio Ramón Platero teve:
Nélson, Leitão e Cláudio; Adão, Bolão e Arthur; Miongote, Paschoal, Torterolli,
Cecy e Negrito. O primeiro tempo ficou no 1 x 1, para a moçada bater nos
alvinegros pela etapa final.
29.04.1923 – Vasco da Gama 3 x 1 Flamengo - vitória e virada de placar, com rubro-negros abrindo a conta por pênalti, aos 15 minutos. Mas Cecy (2) e Arlindo, entre os 20 e 37 minutos do segundo tempo, resolveram a parada, no campo da Rua Paissandu-RJ, sob o apito de Mário Leoni Pollo. O time de Ramón Platero alinhou naquele domigo: Nélson, Leitão e Cláudio; Nicolino, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Arlndo, Cecy e Negrito.
28.09.1924 – Vasco da Gama 0 x 2 Palestra Itália – amistoso que valeu a Taça Vasco da Gama, no campo do Andaraí-RJ, em um domingo, no apito de Luiz Joaquim de Almeida. O uruguaio Ramón Platero seguia treinador da moçada e escalou: Nélson, Leitão e Hespanhol; Brilhante, Bolão e Arthur; Paschoal, Russo, Paulo Santos, Cecy e Negrito.
14.03.1926 – Vasco da Gama 2 x 1 Corinthians – mais uma vitória com virada de placar – por Dininho e Torterolli. Amistoso dominical, com um gol em cada tempo, o time que esteve no Estádio General Severiano-RJ ouviu o apito de Benjamin Bevilácqua e foi escalado, por Ramon Platero, assim: Nélson, Hespanhol e Itália; Rainha, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Russinho, Tatu e Dininho.
21.04/. 927 – Vasco 3 x 5 Santos – um dos maiores vexames do Almirante em jogos amistosos. Era uma quinta-feira e inaugurava-se o Estádio Club de Regatas Vasco da Gama, mais conhecido por São Januário, na presença do presidente da república, Washington Luís e de várias personalidades importantes, diante de 30 mil presentes, segundo os vascaínos, mesmo com a casa planejada para caber 25 mil almas. Negrito, aos 44 minutos do primeiro tempo, marcou o primeiro gol vascaíno no então maior estádio da América do Sul, empatando a peleja. Aos 22 da etapa final, Galego cravou o segundo empate, aos 43, e Paschoal fez o terceiro, quando o time já havia levado cinco bolas na redes. Treinado pelo inglês Harry Welfare, o Vasco foi: Nélson, Hespanhol e Itália; Nesi, Bolão e Badu; Paschoal, Torterolli, Galego, Russinho e Negrito (Bahianinho). O árbitro foi Carlito Rocha, dirigente fanático do Botafogo.
30.10.1927 – Vasco da Gama 1 x 1 Palestra Itália - o adversário seria o futuro Cruzeiro, de Belo Horizonte, e este amistoso rolou no estádio do Barro Preto, na capital mineira, em um domingo. Álvaro anotou o tento do Almirante, treinado por Harry Welfare, que mandou a campo: Kuntz; Hespenhol e Itália; Lino, Brilhante e Rainha; Bahianinho, Russinho, Bolão, Álvaro e Eurico (Gallego). A arbitragem ficou com Ary Amarante.
20.11.1932 – Vasco da Gama 0 x 0 Atlético-MG – mais um amistoso dominical contra time mineiro. Este foi no no Estádio Antônio Carlos, em Belo Horizonte, apitado por Oswaldo Travassos Braga e último compromisso cruzmaltino da temporada. Harry Welfare ainda dirigia o grupo que jogou assim: Marques, Domingos e Itália; Tinoco, Henrique e Mola; Bahianinho, Gringo, Galego, Bahia e Orlando (Sant´Anna).
06.08. 1933 – Vasco da Gama 1 x 3 Portuguesa de Desportos-SP - tarde de domingo, pelo Torneio Rio-São Paulo, no paulistano estádio da Rua Cesário Ramalho, apitado por Virgílio Fredrighi. Os vascaínos abriram o placar, aos 5 minutos, por Carreiro, mas levaram dois gols no primeiro e um no segundo tempo. Harry Welfare seguia treinador intocável seu time teve: Rey, Tuíco e Itália; Tinoco, Fausto e Gringo; Baianinho, Orlando, Almir (Jucá), Carnieri e Carreiro.
21
de abril de 1936 –Vasco da Gama 4 x 1 Bahia – Primeira encarada no Tricolor
de Aço, preliado no já demolido Estádio da Graça, bairro de
Salvador. Gols por Moacyr de Mello (2), que não deve ser
confundido com Moacyr Siqueira de Queiros, o Russinho, Ladislau e Nena.
A Turmada Colina foi: Rey, Poroto e Itália; Oscarino, Zarzur e Barata;
Orlando Rosa Pinto, Ladislau, Moacyr, Kuko (Nena) e Luna. 14.02.1943 – Vasco da Gama 1 x 1 Palmeiras – assim como no primeiro jogo contra o Palestra Itália, antigo nome dos palmeirenses, este foi, também, amistoso e em um domingo. Só que no paulistano estádio do Pacaembu, apitado por Jaime Rodrigues. O gol vascaíno foi assinado pelo meia Jair Rosa Pinto e o time, comandado por Harry Welfare, atuou assim: Alfredo; Aroldo (Sampaio) e Osvaldo Carvalho; Octacílio,. Figliola e Argemiro; Djalma, Ademir Menezes (Cordeiro), Isaías, Jair e Chico. 18.03.1945 – Vasco da Gama 6 x 1 Grêmio-RS – no estádio da Timbaúva, em Porto Alegre, apitado por Oscar Pereira Gomes. Amistoso que marcou a estreia do goleiro Moacir Barbosa, em um domingo, com gols vascaínos por João Pinto, Jair, Berascochea, Chico, Lelé e Hugo (contra). Ondino Viera escalou: Barbosa, Sampaio e Rafagnelli (Djalma); Berascochea, Nílton e Argemiro; Cordeiro, Lelé, João Pinto (Massinha), Jair Rosa Pinto e e Chico Aramburu. 25 de março de 1945 - Vasco da Gama 2 x 0 Internacional-RS - Primeiro jogo entre cruzmaltinos e colorados, com Ademir Menezes e Cordeiro visitando as redes dos visitados, no Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre. Época em que a Turma da Colina colocava nos trilhos o Expresso da Vitória, pilotado pelo uruguaio Ondino Vieira. Visitantes indesejáveis: Barbosa, Djalma e Sampaio; Berascochea, Nílton e Argemiro; Ademir (Cordeiro), Lelé, João Pinto, Jair e Chico (Ademir). 09.02.1946 - Vasco da Gama 3 x 2 Cruzeiro – amistoso,
em um sábado, em São Januário, quando os cruzeirenses já se esqueciam do antigo
nome do clube, Palestra Itália. Para muitos, como só houve troca de nomenclatura,
este é, na verdade, o primeiro embate Vasco x Cruzeiro, o que se poderia dizer,
também, de Vasco x Palmeiras, que foi, antes de ter este nome, também, o mesmo
desprezado pelos mineiros, tempos depois. Considerações de historiadores à
parte, foi vitória de virada (forma
consagrada pela torcida, sendo o correto, gramaticalmente, vitória por virada de placar), com João Pinto,
Alfredo II (Alfredo dos Santos) e Djalma
batendo na rede. O treinador era o
uruguaio Ondino Viera e os vencedores: Barbosa, Rubens e Sampaio; Alfredo II,
Ely do Amparo e Dino (Nílton); Djalma, Elgen, Isaías, João Pinto (Friaça) e Santo
Cristo.
|
domingo, 20 de setembro de 2015
DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - MAYSA CANTOU E ENCANTOU O BRASIL
Dois olhos como um oceano, absolutamente, não pacífico |
O sorriso da fera...da canção |
Cara de seriedade? Não lhe ficava bem |
VASCO DA GAMA 2 X 1 SPORT RECIFE
Rafael Silva quase marca um belo gol, após chapelar um marcador |
sábado, 19 de setembro de 2015
CORREIO DA COLINA - COLEIRA DO LEÃO
"Leão acabou gostando da ideia e topou", afirmou, também, "Nova", informando que o goleiro, de 1m82 de altura e então 79 quilos, fora clicado pelo badalado fotógrafo da época Chico Aragão, a quem contara ser o mais jovem atleta a se profissionalizar no planeta, aos 15 anos de idade, pelo Esporte Clube São José, de Ribeirão Preto. "Imagine um garoto de ginásio jogando futebol pra valer! Eu tinha que viajar pra lá e pra cá, sozinho, e minha mãe achava que eu ia me perder no meio de tanto malandro, como ela dizia. Até certo ponto, tinha razão: o ambiente não era nada favorável", contou o goleiro à publicação, acrescentando ter namorada, uma Brasília (carro já fora de linha) e que às sextas-feiras e aos sábados frequentava aulas, em Mogi das Cruzes, ou em Santos, do curso de especialização em futebol, basquete, voleibol e atletismo"
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
HISTORI & LENDAS DINAMITADAS
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
MUSAS VASCAÍNAS DO DIA - GOLEIRAS
JERUSA, FLÁVIA E FABÍULA, FOTOGRAFADAS POR Thiago Moreira, de www.crvascodagama.com.br |
A FOTO DO DIA - FUTUROS GOLEIROS
quarta-feira, 16 de setembro de 2015
CALENDÁRIO DA COLINA - 16,17, 18, 19 E 20 DE SETEMBRO
CAMPANHA: Turno - 28.06.1970 – Vasco 2 x 1 Bonsucesso (gols de Chiquinho (contra) e Silva); 04.07 – 2 x 1 Madureira (Valfrido e Silva); 08.07 – 4 x 2 Bangu (Valfrido, Silva, Bugleux e Luiz Carlos); 11.07 – 0 x 0 Campo Garnde; 19.07 – 1 x 1 Fluminense (Buglê); 22.07 – 1 x 0 São Cristóvão (Silva); 26.07 – 0 x 0 Botafogo; 01.08 – 1 x 0 Olaria (Alcir); 06.08 – 1 x 3 América (Silva); 09.08 – 1 x 0 Flamengo (Silva); 15.08 – 2 x 0 Portuguesa (Buglê (2). Returno - 22.08 – 3 x 1 Olaria (Fidélis, Gílson Nunes e Valfrido); 30.08 – 1 x 0 Flamengo (Valfrido); 06.09 – 2 x 0 Madureira (Silva e Alcir); 19.09 – 4 x 0 Campo Grande (Silva, Valfrido, Luiz Carlos e Ademir); 13.09 – 3 x 2 América ( Silva (2) e Gílson Nunes); 17.09 – 2 x 1 Botafogo (Gílson Nunes e Silva); 20.09 – 0 x 2 Fluminense.
VASCO 2 X 1 BRASIL-RJ valeu pelo Campeonato Carioca-1931. Ghizoni e Russinho balançaram a estampa do rival. Naquela temporada, os meninos terminaram vice-campeões, perdendo o título, na última rodada, para o América. Em 20 jogos, foram 13 vitórias, uma a menos do que o campeão, além de três empates e quatro quedas. O time marcou 45 e sofreu 24 gols.
Nem só pequenas presas caíram nas garras do cruel "Almirante" nos 21 de setembro. O “grande” Botafogo foi avariado por duas vezes. Apanhou em 1947 e em 1980. Também, caíram no castigo o Olaria e o Campo Grande.
21 de setembro de 1930 - Vasco da Gama 2 x 1 Bangu - o atacante Sant´Anna marcou os os dois tentos da vitória válida pelo Campeonato Carioca, em uma.... em ão Januário. Os vacaínos eram os favoritis ao título de uma temporada que deveriaser de bi, por manterem o time-base campeão-1929 – Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Pachoal, Russinho, Carlos Paes, o apelidado "84", Mário Mattos e SantÁnna. Mas andaram escorregando e terminaram vice, com um ponto atrás do Botafogo. Em 20 jogos, venceram 14, empataram três e perderam mais três. Marcaram 60 gols marcados e levaram 30. O time que venceuos banguenses era dirigido por.... e alinhou:
A "Vascodata" 21 de setembro tem, também, três empates "semvergoinhos": 21.09.1960 - Vasco 2 x 2 Portuguesa-RJ; 21.09.1969 – Vasco 2 x 2 Fluminense; 21.09.1985 – Vasco 1 x 1 Bangu.
(Na foto reproduzida de gloriasdopassadoblogspot.com Edmur é o primeiro agachado à direita, ao lado de Ipojucan, Ademir Menezes, Maneca e Chico, em uma formação vascaína de 1952).
HISTORI&LENDAS CRUZMALTINAS - FECHOU
3 - Em 25.11.1971, com um chute fortíssimo, de fora da área, Roberto virou “Dinamite”, marcando o seu primeiro gol pelo time A de São Januário. A vítima foi o goleiro Gainete, do Internacional-RS, abatido, nos 2 x 0 vascaínos, valendo pelo então chamado Campeonato Nacional. No dia seguinte, o “Jornal dos Sports” saiu com a manchete “Explode o Garoto Dinamite”. Na realidade, o apelido não surgira depois do golaço. Na segunda fase do Brasileiro, durante os treinos para enfrentar o Atlético-MG (21.11.1971), Roberto se destacara nos treinos e ganhara a vaga de titular. No dia anterior ao jogo o mesmo jornal anunciou: "Vasco escala garoto-dinamite". Eliomário Valente e Aparício Pires, vascaínos, sacaram tudo e criaram o apelido quando o garoto ainda era um juvenil.
terça-feira, 15 de setembro de 2015
CORREIO DA COLINA - BECÃO ITÁLIA
HISTORI&LENDAS DA COLINA - PACOTAÇO
O cearense Pacoti emplacou na Colina |
Mandado buscar, de teco-teco, em sua terra, pelo Calouros do Ar, ele não agradou ao técnico do time de Fortaleza e voltou, de trem, pra casa. Mas deu a volta por cima. Mandou 36 bolas nas rede, em 18 jogos, pelo Sport Recife, em 1958, recorde de média de gols, na época.
Recado dado, Pacoti foi levado pelo Vasco da Gama, de avião. Tempos depois, Pacoti "saía" de campo lendo Vasco 5 x 2 Real Madrid no placar, durante excursão à Europa, quando Ferenc Puskas (o original), aproximou-se dele, parabenizou-lhe pelos três gols marcados e o convidou a participar das comemorações do aniversário de Don Alfredo Di Stefano.
Puskas sentou-se do seu lado e disse que era uma satisfação conhecer um dos maiores artilheiro da Europa. Estava informado sobre os estragos que o grande Pacoti fazia nas excursões vascaínas ao Velho Mundo.
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
domingo, 13 de setembro de 2015
DOMIGO É DIA DE MULHER BONITA – AS PRIMEIRAS GUEREIRAS DO DESERTO
As fotos destas duas guerreiras... |
Foto divulgada por um portal norte-americano, a fim de mostrar a beleza das aspirantes do exército israelense |
VASCO DA GAMA 2 X 0 ATLÉTICO-PR
Ao lado de Bruno Gallo, Júlio César festeja o primeiro gol- Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Desta vez, não teve chances para o adversário. O Vasco jogou com o Vasco e chegou aos 19 pontos no Campeonato Brasileiro, na tarde de hoje, pela 25ª rodada, no Maracanã. Mas anda não deu para sair da última colocação. Quando nada, reduziu a diferença para o 16º penúltimo colocado, o Figueirense, que tem 27 pontos. Coritiba e Joinville são os dois outros times da zona de rebaixamento, o chamado "Z-4" O Vasco volta a campo, a partir das 22h de quarta-feira, enfrentando o Cruzeiro, no Mineirão.
Leandrão parou no goleiro Weverton na etapa inicial
sábado, 12 de setembro de 2015
CALENDÁRIO DA COLINA - 12, 13, 14 E 15 DE SETEMBRO
O Vasco tem um time muito insistente. Pelo menos, no placar. Na data 13 de setembro, por exemplo, venceu o São Cristovão e o Olaria, por duas vezes. Como o 13 é o número da sorte do botafoguense Zagallo, empatou com os alvinegros. Também, com os tricolores. Em ambas as pugnas, por 0 x 0. Logo, o "Almirante" tem sido muito regular no marcador dos 13 de setembro.
VASCO 3 X 0 0LARIA valeu pelo Campeonato Carioca de 1977. Também, no Maracanã e em uma terça-feira. Arnaldo César Coelho apitou, a galera presente foi de 17.394 e as bolas no filó foram endereçadas por Ramon Pernambucano (2) e Paulinho. O “titio” Orlando Fatoni era o chefe e a turam dele reuniu: Mazaropi; Orlando ‘Lelé”, Abel Braga (foto), Geraldo e Marco Antônio ‘Tri’; Zé Mário e Zanata (Helinho); Wilsinho (Paulinho), Ramon, Roberto Dinamite e Dirceu Guimarães.
RESUMO: 13.09.1936 – Vasco 2 x 0 São Cristovão; 13.09.1942 – Vasco 4 x 3 Bangu; 13.09.1953 – Vasco 1 x 1 Olaria; 13.09.1966 – Vasco 2 x 1 São Cristovão; 13.09.1977 – Vasco 3 x 0 Olaria; 13.09.1981 – Vasco 0 x 0 Botafogo; 13.09.1984 – Vasco 0 x 0 Fluminense. (escudo do Olaria reproduzido do site oficial do clube).
O 15 de setembro tem sido de “paradas duríssimas”, para a “Turma da Colina”. Por exemplo, há empates com Atlético-MG, Bangu, Botafogo (duas vezes) e Madureira. O importante, porém, que é que tem vitória sobre o Vitória. E por goleada: 4 x 1. Tem, também, três gols de Vavá em cima dos rubro-anis, avisando que o Vasco teria o camisa 9 para a Copa do Mundo de 1958. Dureza pra todo lado