Vasco

Vasco

sábado, 26 de setembro de 2015

VASCO DAS CAPAS - BOB E O GALO


Editada pelo jornalista A. Vivaldo de Azevedo, a revista "FUTEBOL 2000" (abaixo) surgiu em 1977 – custava Cr$ 20 cruzeiros – , com a proposta de expor seus temas, "com caráter didático", aprofundando estatísticas e visitando a memória da maioria dos acontecimentos do futebol brasileiro e mundial.
Publicada pela TRI Editora e Publicidade Ltda, tinha por endereço a Rua 1º de Março Nº 7, sala 208, no Rio de Janeiro. Roberto Dinamite, o maior ídolo da história vascaína, figurou na capa da edição de estreia, ao lado do seu grande amigo rubro-negro Zico. Nas páginas 4, 5 6, sob o título “Zico & Roberto, a dupla de ouro do futebol”, os dois eram ditos “os melhores jogadores de ataque do futebol carioca e brasileiro. Representam ...a garantia de arrecadações...”.
Além da ficha, que marcava 18.05.1973 como a data do primeiro contrato assinado pelo goleador, com o Vasco, a revista apresentou os 26 jogos disputados pelo Dinamite,, pela Seleção Brasileira, entre 30.09.1975 e 14.07.1977, bem como a estatística dos seus gols, até julho daquele ano, quando já totalizava 345 partidas e 220 bolas nas redes.
Depois daquilo, Roberto e Zico voltaram a figurar juntos em uma mesma capa de revista, na "Manchete Esportiva" Nº 69, de 6 de fevereiro de 1979. Os dois eram tão amigos que, na despedida do Dinamite dos gramados, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, fez questão de participar, e, como maior ídolo da história flamenguista, vestiu a camisa cruzmaltina, para jogar ao lado do "parceiro", em um amistoso contra o espanhol La Coruña, em 24 de março de 1993, no Maracanã. Mas aquilo ocorrera, também, com um outro rubro-negro (antes de ser banguense), Zizinho, que foi vascaíno, em 1956, para ter o prazer de voltar a correr em campo do lado e com a mesma camisa do 'Queixada' Ademir Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário