Vasco

Vasco

sábado, 19 de setembro de 2015

CORREIO DA COLINA - COLEIRA DO LEÃO


Janaina Mendez é “urugaja” e veio para o Rio de Janeiro com 10 meses de nascida. Seu já aposentado pai baiano, de Salvador, era tradutor (de inglês para o espanhol), quando foi trabalhar em uma editora de Montevidéu. Por lá se casou. Voltou ao Brasil, buscado por um  livreiro da Cidade Maravilhosa, onde ela passou a infância, brincando com amigas filhas de vascaínos e “contraiu o melhor vírus do mundo”.  "Jana" e suas amigas, quando adolescentes, eram tietes do goleiro Emerson Leão, do qual quer  saber se é verdade ter sido o primeiro atleta cruzmaltino a fazer ensaio sexy para uma revista.
Janaína, veja bem!
Na verdade, Leão não fez um ensaio sexy. Isso ainda não havia, entre atletas,  em 1974, quando ele posou para o nº 12 da revista “Nova”, eleito, pelos alemães, “o jogador das pernas mais bonitas da Copa do Mundo” da então Alemanha Ocidental. Na época, era palmeirense. Só chegou a São Januário quatro anos depois.
Certa vez, como repórter do "Jornal de Brasília" perguntei ao Leão porque ele topara fazer a foto que você vê, e ele respondeu: "Eu estava a fim". De sua parte, "Nova" explicou que o objetivo era saber como os homens se comportariam vendo-os em uma situação em que só as mulheres eram focalizadas. Segundo a revista, a rapaziada de 49 anos atrás não enganava: já se preocupava com o visual, usando roupas agressivas e sensuais, e cabelos compridos e bem tratados.
"Leão acabou gostando da ideia e topou", afirmou, também, "Nova", informando que o goleiro, de 1m82 de altura e então 79 quilos, fora clicado pelo badalado fotógrafo da época Chico Aragão, a quem contara ser o mais jovem atleta a se profissionalizar no planeta, aos 15 anos de idade, pelo Esporte Clube São José, de Ribeirão Preto. "Imagine um garoto de ginásio jogando futebol pra valer! Eu tinha que viajar pra lá e pra cá, sozinho, e minha mãe achava que eu ia me perder no meio de tanto malandro, como ela dizia. Até certo ponto, tinha razão: o ambiente não era nada favorável", contou o goleiro à publicação, acrescentando ter namorada, uma Brasília (carro já fora de linha) e que às sextas-feiras e aos sábados frequentava aulas, em Mogi das Cruzes, ou em Santos, do curso de especialização em futebol, basquete, voleibol e atletismo"
ESTREIA - Escalado pelo treinador Orlando Fantoni (ex-atleta vascaíno), Leão usou a jaqueta cruzmaltina, pela primeira vez, na noite da quarta-feira 5 de outubro de 1978, fazendo só uma defesa, aos 7 minutos do primeiro tempo, em Vasco 4 x 0 São Cristóvão, pelo Estadual-RJ, com todos os gols na etapa final –  Roberto Dinamite, aos 7; Ramon Pernambucano, aos 10; Rodrigues (contra, desviando chute do Dinamite), aos 30, e Paulinho, aos 35 minutos.
Muito bem recebido, longamente aplaudido pelas 10.660 almas presentes a São Januário, onde deixaram a graninha de Cr$ 336.970, 00 (cruzeiros), "muito abaixo dos Cr$ 800 mil esperados pela promoção da partida", conforme conta o “Jornal de Brasília”, Leão jogou ao lado de: Orlando ‘Lelé”, Fernando, Gaúcho e Paulo César; Helinho, Paulo Roberto e Carlos Alberto Garcia; Guina (Wilsinho), Roberto (Paulinho) e Ramon.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário