Vasco

Vasco

domingo, 25 de setembro de 2016

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - AS ESPIÃS QUE SABIAM DEMAIS - 3

Por volta de 1781, New York era o principal centro logístico e administrativo da Inglaterra na colônia norte-americana. Para lá viajava, sempre, o taverneiro Austin Roe, a fim de comprar mantimentos para o seu negócio. Eram tão comuns as suas viagens que os guardas dos postos britânicos de controle nas estradas poucas atenção lhe davam. Bobeavam, feio!
Os lenços espiões de Anna, em reprodução de
www.pinterest.com. Agradecimento.
 Austin levava informações coletadas por agentes de uma rede espiã da colônia, a Culper Ring, que se estendia de Washington para New York, Connecticut e Long Island. Quando voltava para estas última, ele deixava relatórios na propriedade de um  lavrador, que usava uma luneta para vigiar o varal da casa de Anna Smith Strong, a principal intermediária entre agente e supervisor da rede de informações.  
Quando um mensageiro chegava de Connecticut para recolher informações, Anna dependurava uma saia preta e vários lenços brancos numerados no varal. O numerado indicava em qual das seis enseadas da região o mensageiro estava escondido. Então, o agricultor o encontrava, entregava o que tinha e, à noite escura, eles partia até chegar ao quartel general, em Washington.  Com aquela ajuda de Anna Strong, os britânicos nunca conseguiram quebrar aquela rotina de espionagem.                        

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário