Vasco

Vasco

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 16.09

Em 1917, o Vasco ainda disputava o Campeonato Carioca da Segunda Divisão,  quando goleou o Brasil, em 16 de setembro, por 6 x 0, pelo returno. Era domingo e a pancada foi em General Severiano, o campo dos alvinegros. O tempo rolou e, em 1930, o goleado foi o América: 4 x 1, amistosamente, em São Januário, com "estragos" de Mário Mattos, Paschoal, Russinho e Sant´Anna . Passados quatro anos, veio o Bangu, na Rua Ferrer, e foi batido por um mesmo placar, 47 temporadas depois, em São Januário.

 As grandes vitórias vascaínas nos 16 de setembro, no entanto, foram sobre o Flamengo, de Zizinho, e o Botafogo. Há uma outra goleada, por 5 x 0, sobre a Seleção de Caxambu-MG, em 1986, mas este nem conta, pois se trata de um daqueles jogos bregas que o Vasco saía fazendo pelo país a fora, os chamados caça-níqueis. Claudinho (2), Zé Sérgio, Santos e Vivinho foram os carinhas nas redes.

VASCO 2 X 1 FLAMENGO foi dominical, na Colina, pelo Campeonato Carioca-1945. Berascochea e Biguá (contra), marcaram os tentos da vitória vascaína. O técnico Ondino Vieira usou: Rodrigues, Augusto e Rafagnelli; Ely, Berascochea e Argermiro; Djalma, Lelé, Isaías, Ademir Menezes e Chico. A pugna foi apitada por Guilherme Gomes, rendeu: Cr$ 254 mil, 675 cruzeiros e encerrou o primeiro turno da temporada oficial que teve a "Turma da Colina" beliscando a beringela, de forma invencível: 13 vitórias e cinco empates, provenientes de 58 gols marcados e um impressionante saldo de 43. Logo: faltou adversário.

VASCO 3 X 2 BANGU, em 1981, foi em uma  quarta-feira, em São Januário, assistido por 8.587 pagantes, com apito de José Aldo Perera e gols vascaínos de Serginho, Marquinhos e Roberto Dinamite. O técnico era Antônio Lopes e o time este: Mazaropi; Rosemiro, Ivan, Nei e João Luiz; Dudu, Serginho e Marquinhos (Amauri); Wilsinho, Roberto Dinamite e Silvinho. No outro jogo do 16 de setembro, com mesmo placar, fora de casa, teve gols de Almir, Orlando e Lamanna, valendo pelo Torneio Extra-1934. 
VASCO 3 X 0 BOTAFOGO, pelo primeiro turno da Taça Guanabara-1984, foi clássico dominical, em São Januário, e a “Turma da Colina” começou a apagar o “Fogão”  no primeiro minuto: Geovani abriu a porteira. Aos 4 do segundo tempo, Mauricinho fez o segundo. Aos 34, Mário fech9ou a conta. José Roberto Wright foi o juiz e o público de 4.169 pagantes. Edu Coimbra, o treinador, escalou: Roberto Costa (foto); Edevaldo, Ivan, Nenê e Aírton; Pires (Oliveira), Geovani e Mário; Mauricinho, Rômulo e Marquinho.  

 26.09 - Os três pontos conquistados hoje à noite, em São Januário, deixaram os cruzmaltinos colados na ponta do Brasileirão da Série B. A rapaziada subiu, para 47 pontos, a mesma marca do ponteiro Joinville, que leva vantagem em número de vitórias.

Foi vocêe quem amrcou o gol, Thalles? Sim, Rodrigo, fui eu mesmo.
O Vasco abriu a porteira aos 22 minutos. Lançado por Thalles, Diego Renan cruzou e Dakson finalizou, com a bola batendono poste esquerdo do goleiro catarinense, antes de ganhar o fundo da rede. E 1 x 0 foi o placar do primeir tempo.
Na fase final, a patota do técnico Joel Santana chegou ao segundo gol aos 12 minutos Thalles recebeu um bom cruzamento de Marlon e aumentou a vantagem marcando, de quase "peixinho",  Vasco 2 x 0.
O time vascaíno terá uma semana para descansar, pois o próximo jogo será na sexta-feira que vem, dia 4 de outubro, contra o paulista Bragantino, novamente, em São Januário.  

                                                              CONFIRA A  FICHA TÉCNICA
26.09.2014 - (sexta-feira) - Vasco 2 x 0 Joinville. Campeonato Brasileiro Série B. Estádio: São Januário-RJ. Juiz: Vinícius Furlan-SP. Público: 7.151 pagantes e 7.917 presentes. Renda:  R$ 109.990,00Gols: Dakson, aos 23 min do  1º tempo e Thalles, aos 12 min do 2º tempo. VASCO: Martín Silva; Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva e Marlon; Guiñazu, Pedro Ken, Dakson (Jhon Cley) e Foi vDouglas (Lucas Crispim); Kléber e Thalles (Montoya). Técnico: Joel Santana. JOINVILLE: Ivan; Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Washington (Eduardo Ramos), Naldo, Everton, Marcelo Costa (Schwenck); Hugo e Edigar Junio (Fabinho). Técnico: Hemerson Maria.


A "Vascodata" 16 de setembro inclui, ainda, Vasco 1 x 1 Flamengo, em 2007. OBS:  Zizinho, grande ídolo flamenguistas, um dia, vestiu a camisa vascaína (foto), para ter o prazer de voltar a jogar ao lado do seu grande amigo Ademir Menezes. Foi durante um amistoso contra um combinado argentino, em 1956.

Nenhum comentário:

Postar um comentário