Vasco

Vasco

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O VASCO NOSO DE CADA DIA 19.09

 Duas goleadas e ourtos placares indiscutíveis são o bastante para fazer do 19 de setembro uma data fera no caderninho vascaíno. Confere? Então, vamos nesssa: 

VASCO 4 X 0 FLUMINENSE foi um amistoso dominical de muita vibração, em 1937, em São Januário. Lindo (2), Alfredo I e Luna fizeram a festa da galera, quando o time era treinado pelo uruguaio Carlos Scarone. Até ali a rapaziada já havia disputado seis amistosos com os tricolores, tendo goelado, também, no 9 de dezembro de 1931, na casa tricolor, nas Laranjeiras, por 4 x 0, e em 4 de setembro de 1930, no mesmo local, por 4 x 1. Isso além de ter vencido o primeiro dos amistosos, em 11 de março de 1923, por 3 x 2, na Rua Figueira de Mello. Em 1955, em um novo 19 de setembro, os dois times  voltaram a se encontrar, em um outro domingão,  valendo pelo Campeonato Carioca, no Maracanã. Daquela vez, ficaram no 1 x 1, com Célio Taveira Filho batendo bola na rede. Zezé Moreira era o treinador e o time foi: Gainete; Joel, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Luisinho, Célio, Mário ‘Tilico’ e Zezinho. 
VASCO 4 X 0 MADUREIRA foi pelo Campeonato Carioca-1943, e em uma domingueira, na Colina. Ademir Menezes (2) e Lelé estavam entre os goleadores do time do técnico uruguaio Ondino Vieira, que montava o “Expresso da Vitória, por aquela época em que o time tinha: Oncinha, Figliola, Rafagnelli, Argemiro, Djalma, Ademir Menezes (foto), Rubens, Lelé e Chico. Em 1966, os dois se cruzaram, de novo, em outro 19 de setembro, o Vasco mandou 3 x 1 no “Tricolor Suburbano". 

VASCO 3 X 1 BOTAFOGO está registrado como mais um jogo domingueiro do Campeonato Carioca, no Maracanã. Foi em 1954, com gols de Ademir Menezes (2) e Pinga. Flávio Costa treinava a rapaziada, que contou com: Barbosa, Paulinho e Bellini; Mirim, Laerte e Dario; Sabará, Alvinho, Ademir Menezes, Pinga e Parodi.
VASCO 4 x 2 OLARIA rolou em uma sexta-feira, no “Maraca”, pela temporada oficial carioca-1958, em que a “Turma da Colina” conquistou o seu nono título estadual. Naquela noite, Sabará (2), Rubens e Osvaldo (contra) estiveram nas redes, a mando do técnico Gradim, que escalou: Barbosa, Paulinho de Almeida e Bellini; Écio, Orlando e Dario; Sabará, Rubens, Delém, Dominguinhos e Pinga. O Gradim citado acima (Francisco de Souza Ferreira) não deve ser confundido com o desportista de apelido homônimo Fernando Ramos Soares, o descobridor de Roberto Dinamite. O treinador Gradim, nascido em Vassouras-RJ (15.06.1908) foi atleta, também, e o primeiro vascaíno a marcar um gol na era do futebol profissional carioca (02.04.1933), amistosamente, em um domingo, na casa cruzmaltina, em Vasco 2 x 1 América-RJ. Saído do Bonsucesso, para o Vasco, Gradim vestiu, também, a camisa da Seleção Brasileira, e foi campeão da Copa Rio Branco, no Uruguai, em 1932, ao lado do grande Leônidas da Silva, que era outro vascaíno, na ocasião.

VASCO 2 X 1 AMERICANO esteve na 10ª rodada do segundo turno do Campeonato Estadual-1979,  na casa do adversário, em Campos. Apitado por Moacir Miguel dos Santos, a contenda foi assistidas por 4.825 pagantes, que conferiram Roberto Dinamite dinamitar a rede campista, aos 7 minutos do primeiro tempo, cabendo a Afrânio, que saíra do banco dos reservas. levar a vitórias para a Colina, aos 42 da etapa final. Leão; Orlando 'Lelé', Gaúcho, Ivã e Marco Antônio; Dudu, Guina (Paulo Roberto) e Paulinho; Catinha, Roberto e Lito (Afrânio) foi o time.
A "Vascodata" 19 de setembro inclui, também,  empates com a dupla Fla-Flu: 19.09.1965 – Vasco 1 x 1 Fluminense e 19.09.1982 – Vasco 0 x 0 Flamengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário