Vasco

Vasco

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O VASCO NOSO DE CADA DIA - 14.09


 
A data 14 de setembro é quentísima para os vascaínos. Eles venceram o Flamengo, por duas vezes, e empataram uma, além de darem um tapinha no Fluminense. Bater no Madureira, no Serrano e no Itaperuna, nem conta, pois são “pequenos”, e o “Gigante da Colina” não perdoa. Ficou mais em conta passar o laço na Índia, isto é, na seleção indiana. Mas o grande pancadão na data foi por 6 x 2 sobre o Andarahy.
 
VASCO 6 X 2 ANDARAHYé o grande placar vascaíno dos 14 de setembro. Trabalhado no gramado d no estádio da Rua Prefeito Serzedello Correia, valeu pelo Campeonato Carioca-1924. Era um domingo e a “Turma da Colina” tinha Russo e Rusinho. Então, “ficou russo” para o desafiante. Russinho excedeu e compareceu às redes, por quatro vezes –  Cecy, na foto acima, em mais duas. O uruguaio Ramón Platero era o treinador dessa patota impiedosa: Nélson, Leitão e Hespanhol; Brilhante, Claudionor e Arthur; Pachoal, Russinho, Russo, Cecy e Negrito. O juiz foi Carlos Santos.

VASCO 2 X 0 FLAMENGO teve bola rolando na bola na Rua Paysandu, em um domingo, pelo Campeonato Carioca de 1930. Um atacante apelidado por Oitenta abriu o placar, e Russinho acabou de deixar tudo “russo” para os rubro-negros. Harry Welfare treinava o time, que alinhou: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Paschoal, Oitenta, Russinho, Mário Mattos e Santana.   Entre 29 de abril de 1924 e aquele 14 de setembro de 1930, os dois times já haviam se enfrentado por 13 vezes, com sete vitórias vascaínas, quatro flamenguistas e dois empates.

VASCO 2 x 1 FLAMENGO está no caderninho dos domingos do Campeonato Crioca-1947. Dimas e Manecas entortaram o bico do "Urubu", na Colina, a mando do técnico Flávio Costa, que escalou: Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Dimas, Ismael e Chico.   
VASCO 3 X 1 SERRANO, pelo Estadual-1980, fora de casa, no Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, teve até presente do adversário, que marcou um gol contra, aos 40 minutos, por intermédio de Herval. No segundo tempo, Roberto Dinamite, aos 26, e Marquinho Carioca, aos 34, agradeceram, pelo técnico Mário Jorge Ob Zagallo, e fizeram mais, em mais uma vitória de virada do placar. Luis Carlos Felix apitou 9 499 assistiram  e o Vasco alinhou: Mazaropi; Marco Antônio, Orlando, Leo e João Luis; Pintinho, Paulo Cesar e Marco Antônio II; Wilsinho, Perivaldo e Roberto.

VASCO 3 X 0 ITAPERUNA  é do 14 de setembro de 1992, pelo primeiro turno do Estadual-RJ, a Taça Guanabara. Por ter sido em uma segunda-feira, São Januário recebeu apenas 385 pagantes que viram Roberto Dinamite explodir a rede, com um minuto de bola no espaço. Luis Carlos Winck, aos 11, e Bismarck, aos 26 da fase final, aumentaram a conta. João José Loureiro apitou, Vasco era treinado por Joel Santana e jogou com: Carlos Germano; Luis Carlos Winck (Pimentel), Ale e Cássio: Luisinho, Leandro Ávila e Bismarck; Roberto Dinamite (Luciano),  Valdir Bigode e Hernande.
VACO 1 x 0 FLUMINENSE já valeu pela sétima rodada do returno, em um domingo do Campeonato Brasileiro-2003. Luís Antônio Silva dos Santos apitou, 10.548 compraram ingresso e 965 entraram de carona. Rendeu  R$ 122.136,00 e o gol foi de Ozéia, aos 41 minutos do primeiro tempo. Por aquela época, o ex-zagueiro vascaíno Mauro Galvão estava como treinador e escalou: Fábio; Wellington, Wescley, Henrique e Ozéia; Da Silva, Ygior, Beto (Rodrigo Souto) e Edmundo; Régis (Bruno Lazaroni) e Donizete (Fabiano). (Foto de Ceci reproduzida de "Esporte Ilustrado" e de Paschoal e de Russinho de www.crvascodagama.com.br).

A "Vascodata" 14 de setembro inclui, ainda: 14.09.1957 – Vasco 1 x 1 São Cristovão;  14.09.1958 – Vasco 1 x 1 Flamengo; 14.09.1986 – Vasco 0 x 0 Cruzeiro e  14.09.1993 – Vasco 1 x 0 Seleção da Índia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário