Vasco

Vasco

domingo, 11 de setembro de 2016

DOMINGO É DIA DE MULHER BONITA - AS ESPIÃS QUE SABIAM DEMAIS-1

 O homem jamais determinou, com exatidão, quando a espionagem começou. Os arqueólogos encontraram evidências, de 4000 anos antes de Cristo, de espiões da Mesopotânia de olho nos sumérios, e destes na Babilônia. As luzes mais claras sobre o tema são da Assíria, quando esta planejava dominar todo o Oriente Médio e organizou o primeiro serviço espião governamental. Depois, líderes de todas as civilizações antigas se valeram do estratagema, fossem eles da Pérsia, do Egito, da Grécia e de Roma, por exemplo. Até a Bíblia noticiou casos de espionagem, como leremos abaixo.  
 Canaã era um ponto de agricultura  e de conexão comercial entre a Eurásia e a África. A cerca de 2.000 anos antes de Cristo pertencia ao Egito, que pouco ligava para a região, a não ser para cobrar impostos. Aquela seria a terra a ser conquistada pelos israelitas fugidos, em 1.550 AC, após muito tempo vivendo errantes pelo deserto do Oriente Médio.
Hedy Lamar e Victor Mature viveram
Sansão e Dalila no cimema. 
 Quem lê o livro bíblico Êxodo, do Antigo Testamento, deduz que foi durante a tomada de Canaã que surgiu a primeira espiã do planeta. Em 1.200 AC, sem mais o líder Moisés vivo, Josué assumiu o comando do seu povo e preparou-o para a invasão. Enviou dois espiões a Jericó, a cidade mais importante da região, e contou com a colaboração da  “prostituta” Raab.
A Bíblia não explica porque uma mulher daquelas e cananeia  ajudaria os israelitas, ou porque poderia ser útil a um serviço de inteligência. Pesquisas mais recentes não a apontam como prostituta, mas dona de pousada que ouvia muitas conversas e teria topado ajudar o invasor, simplesmente, para manter o seu rentável negócio. Assim, Raab entregou a Josué que a cidade parecia, militarmente, forte, mas os seus habitantes viviam com moral baixo; não confiavam em seus líderes corruptos; já tinham ouvido rumores sobre uma possível invasão israelitas e carregavam a certeza de que Jericó não resistiria.     
 Diante de tal informação, Josué tomou Jericó e todos os demais reinos cananeus. Raab foi poupada pelas espadas invasoras e, segundo a Bíblia, juntou-se aos novos dominadores, como uma israelita de pleno direito. 
 Ela teria sido uma prostituta.
 Reprodução de www.taniarubim.com. Agradecimento
A Bíblia traz, também, o caso da segunda espiã do planeta. Chamava-se Dalila e vivia no vale de Sorac, na fronteira dos israelitas com os filisteus, povos que se pegavam desde perto de 1.050 antes de Cristo. As escrituras não dizem, mas pesquisas modernas acreditam que ela seria, provavelmente, uma prostituta e que recebia, frequentemente, a visita de Sansão, sujeito muito forte e apaixonado por ela.  

 Para se verem livres de Sansão, que já teria matado mais de mil filisteus, estes recrutaram Dalila, oferecendo-lhe uma enorme quantia em moedas de prata para ela descobrir o segredo das força daquele homem. O redator bíblico não diz se foi na cama que Dalila ouviu o segredo do amante. Só cita que ela o seduziu. Após Sansão ter sido preso (dormindo) e os seus cabelos (razão da sua força) cortados, Dalila recebe o combinado e desaparece da Bíblia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário