Vasco

Vasco

segunda-feira, 19 de junho de 2017

HISTÓRIA DA HISTORIA - PELÉ VASCAÍNO

Reprodução da Revista do Esporte
Há meio-século. Na data de hoje, no 19 de junho de 1957, um garoto desconhecido pelo torcedor carioca vestia a camisa cruzmaltina, para defender o Combinado Vasco da Gama/Santos, na disputa do internacional Torneio Morumbi. O nome do moleque? Pelé! Três meses depois,  ele seria convocado para a Seleção Brasileira e, no ano seguinte, sagrava-se campeão de uma Copa do Mundo e tornava-se “Rei do Futebol”.
 Conta-se que, pouco antes de servir ao Combinado, o Santos oferecera Pelé ao Vasco, que não o teria aceito, por considera-lo muito jovem. É algo que nunca se saberá se foi verdade, ou é lenda, pois os protagonistas do negócio que não saiu não estão mais vivos para afirmar, ou desmentir.
 Há 50 temporadas, quando Pelé vestiu a jaqueta cruzmaltina, vieram para o torneio Os Belenenses, de Portugal, e o Dínamo, de Zagreb, da extinga Iugoslávia. Eles se uniram, ainda, ao Flamengo e ao São Paulo, o promotor da competição, que não chegou ao final devido prejuízos financeiros, já que o público não prestigiou. 
Naquele 19 de junho, o Vasco/Santos mandou 6 x 1 nos portugueses, no Maracanã, com Pelé marcando três gols – o ex-vascaíno Álvaro (2) e Pepe completaram o placar. Para ao time dirigido pelo treinador santista Luís Alonso Peres, o Lula.
Três dias depois, Pelé voltou a marcara, no mesmo granado, no 1 x 1 Dínamo. Passados mais quatro, também bateu na rede, no 1 x 1 Flamengo, e fez o mesmo no
dia 29, em novo 1 x 1, daquela vez, contra o São Paulo, na capital paulista, tendo a moçada usado a camisa santista. 



Reprodução da revista Grandes Clubes
Confira as fichas técnicas dos jogos de Pelé com a jaqueta vascaína:

19.061957 – Vasco/Santos 6 X 1 Belenenses-POR. Torneio Internacional do Morumbi. Estádio: Maracanã. Juiz: Amílcar Ferreira. Gols: Pelé (3), Álvaro (2), Pepe e Matateu. COMBINADO: Wagner, Paulinho e Bellini; Ivan, Urubatão e Brauner; Iedo (Artoff), Pelé, Álvaro, Jair (Valdemar) e Pepe. BELENENSES: Pereira, Polido (Moreira), Pires e Carlos Silva; Pires e Vicente (Pelefero); Dimas, Faia, Ricardo Peres, Matateu e Tito.

22.06.1957 - Vasco/Santos 1 x 1 Dínamo Zagreb-IUG. Torneio Internacional do Morumbi. Estádio: Maracanã. Juiz: Frederico Lopes. Gols: Pelé, Panko. COMBINADO: Wagner, Paulinho e Bellini; Ivan, Urubatão e Brauner; Iedo (Artoff), Pelé, Álvaro, Jair (Valdemar) e Pepe. DÍNAMO ZAGREB: Irovic, Sikio, Crocovic, Croncovic; Koskat e Horvat; Panko(Gaspert), Cercovic, Kong, Angic, Lipozonovic.

26.06.1957 – Combinado Vasco/Santos 1 x 1 Flamengo – Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro. Torneio Internacional do Morumbi; Juiz: Anver Bilate; Gols: Pelé (Vasco-antos) e Dida (Flamengo). VASCO/SANTOS: Manga, Paulinho, Bellini e Ivan; Urubatão e Brauner; Iedo (Pagão), Pelé, Del Vecchio (Pepe), Jair Rosa Pinto e Tite. FLAMENGO: Ari, Joubert, Pavão e Jordan; Jadir (Dequinha) e Mílton Copolilo; Luiz Carlos, Moacir, Henrique (Duca), Dida e Zagallo (Babá).


Nenhum comentário:

Postar um comentário