Vasco

Vasco

terça-feira, 20 de junho de 2017

FLAMALTINOS E VASBRO-NEGROS-2

 Vasco e Flamengo já uniram por três oportunidades, formando uma equipe para disputa de amistosos. Aconteceu nas décadas-1950/60/80. Na primeira delas, o então maior ídolo da  história do futebol cruzmaltino, Ademir Menezes, rubro-negrou para encarar argentinos. Dá pra acreditar? ´Pois aconteceu. Da mesma foram que, da última união, o lateral-esquerdo Leovegildo Junior vascainou. Mas vejamos outras vascaínadas e flamengadas:   
Vasco e Flamengo já uniram por três oportunidades, formando uma equipe para disputa de amistosos. Aconteceu nas décadas-1950/60/80. Na primeira delas, o então maior ídolo da  história do futebol cruzmaltino, Ademir Menezes, rubro-negrou para encarar argentinos. Dá pra acreditar? ´Pois aconteceu. Da mesma foram que, da última união, o lateral-esquerdo Leovegildo Junior vascainou. Mas vejamos outras vasmengadas e e flascaínadas:  
Silva foi rubro-negro, antes

SILVA - O "Batuta" era um dos líderes do grupo de 1970 e fez grande temporada, ajudando a "Turma da Colina" a quebrar o jejum de 11 anos e oito meses sem comemorar o titulo de campeão carioca. Após o "SuperSuper-RJ-1958", os vacaínos, só haviam conquistado a I Taça Guanabara-1965 e o Torneio Rio-São Paulo-1966, este empatados com Botafogo, Santos e Corinthians, uma "maracutaia" da então Confederação Brasileira de Desportos.     
  Nascido em dois de janeiro de 1940, na paulista Ribeirão Preto, Walter Machado Silva esteve em São Januário, entre 1970 a 1971, tendo, durante  a campanha estadual, marcado oito gols, por um time-base escalado assim pelo treinador Elba de Pádua Lima, o Tim: Andrada; Fidélis, Renê, Moacir e Eberval; Alcir e Bougleux; Luis Carlos, Valfrido, Silva e Gílson Nunes.
  Silva chegou à Seleção Brasileira e disputou um jogo da Copa do Mundo-1966, formando dupla ofensivas com Pelé. Disputou mais outros oito outros compromissos canarinhos, obtendo, dois empates e sofrendo só uma queda. Marcou cinco gols, sendo os seus jogos sendo seis jogos contra seleções nacionais – três vitórias, dois empates, uma derrota e dois gols – e mais dois contra clubes ou combinados – duas vitórias e três gols. Quando encerrou a carreira, graduou-se em Direito. 

BEBETO – O baiano José Roberto de Oliveira Gama foi buscado pelo Flamengo, no Vitória da Bahia, quando ele estava fazendo a transição do time juvenil para o principal. Rápido, cresceu na Gávea. e tornou-se ídolo da torcida rubro-negra. Mas houve um dia em que ele e o Flamengo não chegaram a um acordo para a renovação de contrato. O Vasco da Gama foi lá, com a mala cheia da grana, e o carregou para São Januário.  

Bebeto  rubro-negro e Júnior cruzmaltino, em foto
reproduzida de www.netvasco.com.br
Bebeto disputou seu primeiro jogo contra o Flamengo, em 5 de novembro de 1989, em um domingo, no Maracanã, pela segunda fase do Campeonato Brasileiro.
 Estiveram presentes 59.076 pagantes, que gastaram NCz$ 1.088.300,00 (novos cruzeiros). Luís Carlos Félix apitou e o Fla venceu, por 2x 0, com Bujica marcando os dois tentos.
 Naquele dia, o técnico Nelsinho Rosa o escalou nesta formação: Acácio; Luis Carlos Winck, Leonardo Siqueira, Quiñonez e Mazinho; Zé do Carmo, Andrade (Vivinho), Marco Antônio Boiadeiro e Tita; Bebeto e Bismarck.

Pelo time flamenguista, Bebeto vestiu a sua camisa, diante do Vasco, pela última vez, em uma segunda-feira: 12 de junho de 1989, no Maracanã, pelo Estadual. E marcou o seu último gol rubro-negro. Mas o Vasco mandou 2 x 1, por Roberto Dinamite e de Paulo Roberto, em jogo assistido por 6.143 pagantes.
O técnico Telê Santana o mandou ao gamado nestas equipe: Zé Carlos; Jorginho Amorim, Aldair, Zé Carlos II e Leonardo; Ailton, Renato Carioca e Valdeir: Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho. No Vasco, o treinador Sério Cosme, atuaram; Acácio; Paulo Roberto ‘Gaúcho’, Célio Silva, Fernando e Mazinho (Cocada); Zé do Carmo, França, Geovani (Vivinho) e Bismarck;  Roberto Dinamite e William.

Nenhum comentário:

Postar um comentário