Vasco

Vasco

domingo, 25 de junho de 2017

FLAMANTES E VASCAINANTES-7 - LUIZÃO

Em foto de www.netvasco, Luizão fez 71 jogos e 38 gols
 com a camisa cruzmaltina, em 1998. Agradecimento.
 
Luiz Carlos Bombonato Goulart, o centroavante Luizão, ajudou o Vasco a conquistar a Taça Libertadores-1998. Paulista, de Rubinéia, nascido em 14 de novembro de 1975, este escorpiano pentacampeão mundial, em 2002, pela Seleção Brasileira, disputou 71 jogos vascaínos – 54, em 1998 e 17, em 1999 – deixando em sua história na Colina 38 bolas nas redes.
  A estreia cruzmaltina de Luizão foi vencendo o Bangu, em 18 de janeiro de 1998, pelo Estadual-RJ, em São Januário. Mas, naquele dia, quem matou foi o “Pantera” Donizete, seu parceiro de ataque, com 1 minuto de bola rolando. Jorge dos Santos Travassos apitou aquela pugna, assistida por apenas 3.307 pagantes. O treinador Antônio Lopes escalou assim o primeiro Vasco de Luizão: Carlos Germano (Márcio); Vítor, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho Quintanilha (Fabrício Eduardo), Nélson e Pedrinho; Mauricinho, Donziete e Luizão (Sorato).    
  Luizão marcou o seu primeiro gol vascaíno em 1º de fevereiro de 1998, em São Januário, na goleada  por 5 x 0 Americano, pelo Estadual-RJ. Saiu aos 28 minutos do segundo tempo. Marcio; Vítor, Odvan, mauro Galvão e Felipe (Maricá); Nasa, Luisinho (Fabrício Eduardo) , Ramon Menezes e Pedrinho; Luizão e Brener fôramos escalados pelo treinador Antônio Lopes.
Reprodução de www.flamengoeternamente. Agradecimento.

Luizão passou, apenas, uma temporada em São Januário, tendo ficado na história do clube como um dos campeões da Taça Libertadores-1989, marcando um gol em cada um dos dois jogos contra o equatoriano Barcelona. “A conquista da Taça Libertadores pelo Vasco foi muito importante para mim, porque representou o meu primeiro título sul-americano. Além do mais, eu havia chegado ao Vasco com a responsabilidade, muito grande, de substituir o Edmundo, que era o maior ídolo da torcida vascaína”, disse aos repórteres na volta do Equador.
Pelas finais da Copa do Brasil-2006, ele já estava do lado rubro-negro, marcou gol diante dos vascaínos e saiu batendo no peito. Segundo ele, era flamenguista desde criança. “Ser campeão pelo meu time de infância foi uma alegria muito grande. Sempre sonhei em ser campeão com a camisa do Flamengo”, declarou após a final – o Fla venceu os dois jogos da decisão, por 2 x 0 e 1 x 0 e Luizão fez o segundo gol do primeiro jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário