Vasco

Vasco

terça-feira, 6 de junho de 2017

A GRAÇA DA COLINA - ESPORTE ILUSTRADO



Reproduzidas da revista carioca "Esporte Ilustrado" – Nº 862, de 14 de outubro de 1954 – estas ilustrações brincam com o que marcava o Vasco da Gama daquela temporada em que o "Expresso da Vitória" já havia saído dos trilhos, deixando a torcida há dois anos sem comemorar a conquista de um Campeonato Carioca. Vejamos as caçoadas:
1 - O zagueiro Bellini era chamado de "grosso", despachador de bolas. Então, a sacanagem o sugere chutando a grama, limpando a área.
2 - Ely do Amparo era um grande "xerifão" na zaga cruzmaltina. Atacante que quisesse encará-lo, seguramente,  teria de fazer o testamento, antes de mais nada. Houve quem garantisse que o placar Brasil 1 x 2 Uruguai, da decisão da Copa do Mundo-1950, teria sido outro, com ele em campo.
3 - O zagueiro Mirim era outro que não brincava em serviço. Um autêntico o lobo mau.
4 - Grande sacanagem cm o ponta-esquerda Pinga, que não era dado a bebedeiras. A brincadeira só aproveitava do seu apelido. Meramente! 
5 - Aqui, a intenção era dizer que o médico vascaíno não dava moleza a jogador manhoso.
6 - Ademir Menezes, marcando muitos gols e sendo o grande ídolo da torcida vascaína, era o homem que levava público (e garna, evidentemente) às bilheterias cruzmaltinas.
As brincadeiras foram criadas pela dupla José Luz (textos) e Alberto Lima (desenhos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário