Vasco

Vasco

sábado, 30 de novembro de 2019

23 - ... NO CADERNINHO - BINACIONAL


1 - Em 8 de outubro de 1807, a marinha de Portugal tinha fundeado no Rio Tejo o navio Vasco da Gama. Em 1824, o tal foi enviado para reparos, tendo os seus canhões sido utilizados para armar a fragata Freitas. Em 1807, quando a família real portuguesa negociou proteção das Inglaterra para fugir de Napoleão Bonaparte e vir para o Brasil, alguns navios portugas foram deixados para trás, em Lisboa. Entre eles, o Vasco da Gama. Depois, este foi incorporado, pelo capitão-de-mar-e-guerra francês Magendie, em uma esquadra formada por três navios, cinco fragatas, um brigue e uma escuna. No mar do século 18, Vasco da Gama foi binacional: serviu a Portugal e à França.  

3 - Em 1989, o Vasco da Gama havia tirado, do Flamengo, o atacante baiano Bebeto. Mas este não tirava os rubro-negros da cabeça. Sempre que falava aos repórteres, trocava o nome do atual pelo do ex. Cobrado pelos vascaínos, Bebeto se dizia envergonhado, porque fora bem recebido e era muito bem tratado em São Januário. E tentou mandar um drible na torcida, dizendo: “Passei as últimas seis temporadas só falando do Flamengo. O hábito é fogo. Oxente!”  

4 - Já rolou uma história de boteco em que contava-se ter a polícia prendido um torcedor que compareceu a São Januário usando apenas cueca. Lenda! Mais uma invenção de halterocopistas do boteco da esquina. Só houve um caso com torcedores de cueca em estádios de futebol: em 17 de junho de 2006, durante Copa do Mundo, na Alemanha. Holandeses foram obrigados a torcer  contra a Costa de Marfim sem as calças,  porque as ditas cujas  haviam sido distribuídas pela Bavaria, cervejaria holandesa concorrente das patrocinadoras da FIFA. A entidade considerou aquilo "armadilha publicitária".

Eliakim e Leila, totalmente vascainos e televisivos
5 – Pelos finais do século 20, lá pelas décadas-1980/1990, um casal de locutores tinha muito prestigio entre os televisitas brazucas: Eliakim Araújo e Leila Cordeiro. O fato foi destacado pela revista paulistana Placar, de 24 de março de 1989. Sempre que tinham folga, nos finais de semana, na escala de serviços da TV, eles vestiam a camisa do Vasco da Gama e iam para as arquibancadas dos estádios cariocas dar uma força para a Turma da Colina. Quem se lembra deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário