Vasco

Vasco

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

21 - ...NA CADERNETA - HISTORIMALTINAS

1-  31 de março de 1928 – Vasco 1 x 0 Montevideu Wanderers-URU, inaugurou as arquibancadas atrás de uma das balizas e os refletores do estádio de São Januário. Foi com o gol olímpico,  marcado por Sant'Anna, no segundo tempo, que a fetas rolou na Colina. O primeiro gol olímpico  havia saído em 2 de outubro de 1924, em Argentina 2 x 1 Uruguai, pelo argentino Onzari. Ganhou o apelido para tirar um sarro nos uruguaios que, em junho, haviam voltado da França com a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos.

2 - 18 de gosto de 1948 – Vasco 3 x 1 São Cristóvão, em São Januário,  pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, faz  parte das comemorativas do cinquentenário vascaíno, celebrado três dias depois. Maneca (2) e Dimas comemoraram mais.  Foi esta a rapaziada da festa: Barbosa, Augusto e Wilson; Eli, Danilo e Alfredo; Maneca, Ademir Menezes, Dimas, Tuta e Chico. 

Pinga, reproduzido de www.netvasco
esteva  na refrega
3 – 24 de abril de 19860 - Vasco 0 x 0 Santos, no Maracanã, pelo Torneio Rio-São Paulo, foi o primeiro jogo do (novo) Estado da Guanabara. Foram ao gramado: Barbosa; Dario, Bellini e Coronel; Barbosinha (Brito) e Écio; Sabará, Waldemar, Delem (Cabrita), Pinga e Roberto Peniche. Do lado santista, o já “Rei Pelé” também estava nessa. Confira: Laércio; Feijó, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho (Ney), Pelé e Pepe (Tite) - renda de Cr$ 656. 519,00 (cruzeiros) e apitos por um cara que entrou para a história do futebol brasileiro por ter sido o primeiro a expulsar Pelé de campo: Catão Montez Junior.

3 – 19 de abril de 1960 – Vasco 2 x 1 Palmeiras foi o último jogo no Rio de Janeiro capital brasileira. Valeu pelo Torneio Rio São Paulo, com gols por Delém (2) e Cabrita. Rapaziada do dia: Miguel; Dario, Bellini e Coronel; Écio e Orlando (Barbosinha); Sabará, Waldemar, Delém, Roberto Pinto (Cabrita)  e Ronaldo. O juiz foi Olten Aires de abreu, da Federação Paulista de Futebol, a renda de Cr$ 258 mil, 605 cruzeiros  po público não foi informado.

4– 18 de agosto de 1998 – Vasco 1 x 0 Grêmio-RS entrou, também, nas comemorações do centenário da Turma da Colina, pois era jogo grande, valendo pela Taça Libertadores. A bola rolou em São Januário e o tento da vitória foi por .... Em 2008, nos 110 de estrada, a comemoração foi uma festa portuguesa, msmo com 1 x 1 Portuguesa de Desportos, na casa do adversário. Alex Teixeira, aos 12 minutos da fase final, balançou o filó para o time que tinha: Roberto; Wagner Diniz, Jorge Luís e Eduardo Luís; Jonilson, Rodrigo Antônio, Alex Teixeira (Vilson) e Marquinho: Edu, Alan Kardeck (Jean) e Edmundo (Madson).  

5 – 20 de agosto de 2013 – Vasco 2 x 0 Nacional-AM foui o aperitivo da véspera dos 115 de vida vascaína. Foo no estádio do SESI,em Manaus, com os dois gols antotados pelo equatoriano Tenório, aos 43 min do 1º tempo e aos 45 do segundo. Vencedores: Diogo Silva; Fagner, Jomar, Cris e Henrique (Yotún); Abuda, Wendel (Montoya), Pedro Ken e Fillipe Soutto; Eder Luis (Edmílson) e Tenorio. Técnico: Dorival Júnior. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário