Vasco

Vasco

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

14 - ...NO CADERNINHO - TREMENDÃO

Logotipo criado pelo  pintor Henrique Dentiale
1 - Estava Erasmo em São Pulo, quando o disckjoquei Ademar Dutra convidou-o a cantar em uma boate, em Santos. Usando só um violão, ele cantava, além das duas músicas já citadas, dois sucessos de Roberto Carlos – "Parei na Contramão" e "Splish Splash" –,  alguns sambinhas e alguns rocks. Estava, então, o show rolando na boate santista, quando Erasmo cantou "Moleque Trinta", que terminava fazendo referência a Pelé. E o que aconteceu? Pelé estava escondidinho, em um cantinho da boate, com uma namorada. Achou interessante a letra da música. Avisado, Erasmo foi falar com o "Rei". Ao se abraçarem, o "Tremendão" foi desatando: "Eu estava no Maracanã (junho de 1957) e vibrei com três gols seus, com a camisa do Vasco (Tornei Internacional do Morumbi), naquele jogo (Combinado Vasco/Santos), contra o (português) Belenenses. Quando se encontrou com Roberto Carlos, Erasmo não perdeu tempo. Foi logo contando: "Bicho! Sabe quem foi ao meu show? O Pelé!

2 -  8 de junho de 1966 - O Vasco havia dividido (por falta de datas para uma decisão), o título do Torneio Rio-São Paulo, com Santos, Botafogo e Corinthians. E colocado Brito, Fontana, Oldair e Célio entre os convocados para a Seleção Brasileira que treinaria para a Copa do Mundo da Inglaterra. Por aquela época, a dupla de zaga Brito-Fontana era uma das mais famosas do país. Ela usou a camisa canarinha durante a vitória, por 3 x 1, sobre o Peru, amistosamente, no Maracanã.  Apitado pelo escocês William Syme, o prélio foi assistido por 109.380 pagantes, em uma rodada dupla, com dois escretes nacionais indo a campo. No outro jogo, a seleção que tinha Pelé venceu a Polônia por 2 x 1.

Erasmo reproduzido de www.supervasco
3 - Da partida em que Brito e Fontana estiveram juntos, pode-se brincar e dizer que todos os gols foram vascaínos. Para o Brasil, marcaram o banguense Fidélis e o cruzeirense Tostão, que vestiram a camisa cruzmaltina, tempos depois. E o gol peruano foi marcado apor Brito, contra.  O time, escalado pelo técnico Vicente Feola, teve: Ubirajara; Fidélis, Brito, Fontana e Oldair; Roberto Dias e Denílson; Paulo Borges, Alcindo, Tostão e Edu Américo.    
3 - A gravadora RGE acabara de colocar na praça, em 1964, o primeiro compacto simples de (vinil), de Erasmo Carlos, com as músicas "Terror dos Namorados" e "Jacaré". Pouco depois, ele foi divulga-lo em São Paulo, pois  no Rio de Janeiro, o futuro "Tremendão" não conseguia emplacar. Aos seus shows, só iam ele e os garçons do estabelecimento.

4 - 11 de junho de 2000 - O time feminino de futebol do Vasco passou por cima do seu maior rival, o Flamengo, mandando 2 x 0. E conquistou o penta do Campeonato Carioca.  Superioridade indiscutível! Cruzmaltinas deslumbrantes, impiedosas! 5 - O Campeonato de Futebol Feminino-RJ vem de 1983, quando foi organizado pela Divisão Feminina de Futebol de Campo. Nunca teve regularidade. A partir de 2008, passou para o comando da Federação de Futebol do Estado doa Rio de Janeiro. O Vasco é o papão de canecos, já tendo carregado oito, seguido pelo Radar com seis. Para o Flamengo, sobraram dois vices. Confira algumas conquistas das gatinhas cruzmaltinas: campeãs brasileiras em 1994, 1995 e em 1998

5 - Em 1993, o "Almirante" Vasco da Gama representou o selecionado do RJ e foi o campeão, também nessa. Os títulos estaduais foram conquistados pelas meninas   nestas temporadas: 1995/96/97/98/99/2000/2010/2012; da Taça Cidade de Nova Iguaçu-2010/2011; da Copa Almirante Adalberto Nunes-2010; do Torneio Início do Centro de Educação Física Adalberto Nunes-2010 e do Torneio Início do Rio de Janeiro-1999/2000. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário