Vasco

Vasco

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

O ÚLTIMO DUELO VASCO X PELÉ

                              Foto reproduzida da revista Grandes Clubes. Agradecimento.
 O Maracanã sempre foi o palco predileto do “Rei Pelé”. Como ele explicou, porque jogava em um time muito ofensivo, cuja patota queria um campo bem grande, que provocasse a explosão de toda a sua adrenalina.
Vascaíno em 1957
No Maraca, Pelé começou a ganhar o primeiro título de sua carreira, pelo Combinado Vasco-Santos, em 1957; estreou na Seleção Brasileira, já mandando bola no filó, na mesma temporada; criou a pintura do gol de placa, em 1961; chegou ao milésimo gol, em 1969, e se despediu do time canarinho, em 1971, sem falar de muitas outras diabruras que aprontou.
 O último gol dele naquele gramado foi, também, em sua última partida por ali. Contra o Vasco, time pelo qual torce. Tudo em casa! 
Corria o 21 de julho de 1974 e o adversário do Rei do Futebol era o Almirante. A batalha valia pela fase final do Campeonato Brasileiro e ele deu esperanças de vitória à sua patota, igualando o placar, aos 30 minutos do segundo tempo – aos 15 da primeira etapa, Luís Carlos Lemos havia aberto o placa
Faltando duas voltas do ponteiro do relógio do juiz gaúcho Agomar Martins para o final da pugna, o garoto Roberto Dinamite desempatou, para os cruzmaltinos, em um belíssimo tento que mereceu elogios do despedinte.

Pelé disputou a sua última partida no Maracanã diante de 97.696 pagantes, que deixaram no borderô a renda de Cr$ 1.168.789,00. A bola que ele mandou à rede teve aquele endereço pela 1.214ª vez, em 1.242 compromissos. Coincidentemente, o seu treinador em seu último jogo no Maracanã era Tim, que tentou leva-lo para o Bangu, quando ele tinha 15 anos e defendia o Baquinho, de Bauru.
Comandado por Mário Travaglini, o time cruzmaltino ganhou do Camisa 10 com: Andrada; Fidélis, Joel Santana, Miguel e Alfinete; Alcir, Zanata e Peres; Luis Carlos, Roberto Dinamite e Jaílson (Jorginho Carvoeiro). A Turma do Rei era: Carlos; Hermes, Vicente, Bianchi (Oberdan) e Zé Carlos; Clodoaldo e Brecha; Fernandinho, Nenê (Cláudio Adão) e Pelé e Mazinho. 
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário