Vasco

Vasco

domingo, 15 de dezembro de 2019

O DOMINGO É UMA MULHER BONITA - AS BELAS MISS BRASÍLIA DOS ATIGAMENTES

 Desde que existe, Brasília elege a sua mulher mais bonita. Aliás, antes de existir. Tá no caderninho: quando a candanada ajudava o presidente JK a constuir a futura capital brazuca, a turma de católicos armou um concurso de beleza para arrecadar uma graninha e comparecer nas despesas da construção de uma capela para Dom Bosco, na então Cidade Livre, a maior concentração de trabalhadores e aventureiros que chegavam ao Planalto Central do país.
 Com a ajuda do santo que sonhou o surgimento de Brasília,  a goiana Anita de Souza Lopes Tissiani, nascida em Formosa, foi a mais formosa e primeira Miss Brasília, mas não disputou o Miss Brasil. Afinal, Brasília era só um canteiro de obras. Mas a carioca Martha Garcia, que viera conhecer a futura capital e terminou sendo a primeira Miss Brasilia oficial, já representou os candangos no Miss Brasil.
De início, as candidatas a Miss Brasília representavam clubes ou associações de cidades satélites da capital, chamada por Plano (de Plano Piloto, pelo povo da terra). Passada uma década de concursos, as inscritas eram nascidas de Norte a Sul do país, na maioria das vezes em 1961. Tinham grau médio de escolaridade, estudavam em colégio público e não falavam nenhuma língua estrangeira.
Na ficha de inscrição, as candidatas contavam que, se não eram estudantes, trabalhavam como recepcionistas, secretárias ou vendedoras. Ao serem medidas pela comissão organizadora do evento,  em média,  mediam 1m56cm de altura;pesavam 54 quilos; tinham 55 cm de coxas; 65cm de cintura; 99cm de quadris e 95 cm de busto. O manequim era 42, sapatos entre 35 a 39, e os olhos e caelos, ma maioria das vezes, castanhos.
Quando indagadas por preferências desportivas, cerca de 90% declaravam-se torxcedoras do Flamengo. Mas o esporte prefereido delas era o voleibol, muito praticado nos clubes da cidade.
 As meninas declaravam, também, gostar de ler, e apontavam o baiano Jorge Amado como o escritor predileto.      
Única Miss Basília a posar para a Playboy
















Nenhum comentário:

Postar um comentário